Wine South America encerra 5ª edição com recorde de negócios

Compartilhar

Durante os três dias de programação, sete mil compradores passaram pelo evento na Serra Gaúcha. Feira gerou mais de R$ 100 milhões em negócios

Confirmando a vocação de ser uma plataforma de negócios para o mundo do vinho, a 5ª edição da Wine South America termina nesta quinta-feira (8) em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. Durante os três dias de programação, sete mil compradores passaram pelo evento e tiveram acesso a mais de 430 marcas nacionais e internacionais. Em uma verdadeira vitrine de lançamentos e tendências, a Wine South America movimentou mais de R$ 100 milhões em negócios durante a feira.

Nesta edição, o evento apresentou um crescimento de 20% no número de expositores e contorno com a presença de marcas de mais de 20 países. A realização é da Milanez & Milaneze, empresa do Grupo Veronafiere que conta com todo o know-how da Vinitaly, reconhecida por mais de 55 anos como uma feira referência mundial do setor de vinhos. ” Recebemos compradores de mercados estratégicos da América Latina, como México, Colômbia, Peru, Argentina, Equador, Venezuela e Chile, além dos principais mercados consumidores de vinho, como os Estados Unidos e Reino Unido. A cada ano, a WSA cresce em números e em público qualificado, o que comprova que o Brasil é um mercado cada vez mais promissor quando o assunto é vinho e espumante” , destaca Marcos Milanez Milaneze, diretor do evento.

A participação das vinícolas brasileiras bateu recorde, ao reunir 200 marcas de terroirs como Serra e Campanha Gaúcha, Serra do Sudeste, Campos de Cima da Serra, Serra Catarinense, Vales da Uva Goethe, Cerrado Goiano, Vale do São Francisco, Serra da Mantiqueira e Brasília, que teve sua estreia na feira deste ano.

A Miolo Wine Group é um dos expositores que repete a participação desde a primeira edição da feira e aproveita a oportunidade para apresentar novos rótulos e promover eventos estratégicos. “A Wine South America sempre foi palco para nossos lançamentos e ótimos relacionamentos, mas este ano a edição é espetacular com um público super selecionado, oportunizando bons negócios. Foi muito importante para nós, valorizando ainda mais nossos lançamentos, especialmente nosso quinto Terroir, em Mendoza, com os três novos rótulos” , disse Adriano Miolo, diretor superintendente do Miolo Wine Group.

Ao longo dos três dias de evento, a WSA foi palco de mais de duas mil reuniões de negócios. Parte significativa das conexões comerciais foi viabilizada por meio do Projeto Comprador Nacional e Internacional, que oportunizou a vinda de 200 principais compradores de todos os estados brasileiros e de 12 países.

Um dos maiores produtores e exportadores mundiais de vinhos, a Itália teve participação recorde no evento, consolidando-se como uma das protagonistas do cenário internacional desta edição da Wine South America. Com o apoio da ICE – Agência para a Internacionalização das Empresas Italianas, o país aumentou a sua presença na WSA e, somadas, as marcas italianas chegaram a 80, o que representa um aumento de mais de 100% em relação à última edição.

Outro destaque foi a presença inédita dos Vinhos de Portugal e da Região de Lisboa entre os expositores internacionais. Mais de 25 vinícolas portuguesas trouxeram uma diversidade de terroirs com rótulos das regiões do Douro, Alentejo, Vinho Verde, Dão, Bairrada e Lisboa. Os Vinhos de Portugal representam 11 produtores e reforçam o posicionamento do vinho português no panorama internacional. “Viemos para a WSA especialmente para diversificar a distribuição de nossos produtos. Somos bem representados no Brasil, mas queremos alcançar mais regiões. Para isso, buscamos uma feira profissional que consiga chegar em pontos que normalmente não iríamos de outra forma. A WSA conta com rodadas de negócios que certamente é um ponto que se destaca bastante para contatos” , destaca Daniela Costa, gerente de área dos Vinhos de Portugal.

O evento contou com projetos que trouxeram novidades de jornalistas dos principais veículos de imprensa nacional, além de influenciadores de destaque no universo do vinho. Entre as iniciativas, estava o Projeto Imagem, que incluiu a visitação de profissionais da imprensa às vinícolas da Serra Gaúcha, oferecendo aos comunicadores a possibilidade de conhecer o local de produção dos vinhos e espumantes, e assim vivenciar a emoção por trás de cada rótulo.

Além de conferir as novidades do setor vitivinícola e realizar negócios, os compradores da WSA tiveram acesso a uma série de eventos paralelos durante a feira na Arena de Conteúdo. O evento contou, por exemplo, com palestras com dados de mercado e masterclasses com provas de alta qualidade, que foram apresentadas por especialistas. Os painéis também abordaram as oportunidades do mercado de vinhos no segmento especializado, com palestrantes de peso como Danio Braga, presidente da Associação Brasileira de Sommelier (ABS) e curador do Empório Fasano. “ O mercado do vinho mudou muito nos últimos cinco anos. Antigamente, tinha que fazer uma catequese para mostrar algum rótulo. Agora, as pessoas já sabem mais o que elas querem conhecer. Percebo uma evolução meteórica nos últimos tempos ”, coincidentemente. Participou ainda do encontro Marco Bimbatti, sommelier do Gran Hyatt São Paulo. ” No nosso hotel, priorizamos o treinamento constante. Eles são diários e têm duração de 20 minutos. Toda a equipe tem acesso a esses treinamentos, de sommeliers a garçons, até estagiários “, descreve Bimbatti.

A programação paralela da 5ª Wine South America conta ainda com o workshop “Planeje seu Negócio de Vinhos para o 2º Semestre de 2025”. A ação foi projetada especialmente para empresários do setor e teve como objetivo ajudar os participantes a criar estratégias claras, diferenciadas e focadas em resultados concretos. O workshop foi conduzido pelo especialista Diego Bertolini, que tem mais de 25 anos de experiência neste segmento e é sócio proprietário do Grupo Venda Mais Vinho.

A próxima edição da Wine South America já está confirmada e será realizada em maio de 2026.