Quem conhece e aplica na sua rotina a frase “juntos somos mais fortes” sabe o poder desta expressão. A Waggl, empresa sediada no Vale do Silício, na Califórnia, acredita no poder da produção colaborativa aplicada a quaisquer áreas de atuação e desenvolveu uma plataforma capaz de potencializar seu alcance para ouvir não só novas ideias, mas o que as pessoas realmente têm a dizer. Com a novidade torna-se possível construir desde empresas mais competitivas e criativas, até desenvolver novos processos e visões dentro de ONGs, áreas de saúde e até eventos.
“Ao longo de toda minha carreira profissional percebi que ninguém alça grandes voos sozinho. É preciso um grupo de pessoas engajadas e motivadas para ir ainda mais longe. Por isso criamos a Waggl, que amplia a atuação do crowdsourcing dentro de qualquer ambiente de forma fácil e dinâmica”, explica Michael Papay, CEO e fundador da empresa.
O empresário explica que a plataforma possibilita que a empresa tenha acesso a ideias inteligentes e criativas – que podem ser o caminho do sucesso -, mas que muitas vezes estão escondidas por não existir um canal direto e ágil para ouvir os colaboradores. “Uma nova forma de obter feedback em tempo real e assim construir melhores ações com o auxílio do recurso mais valioso das corporações que são as pessoas”, afirma o CEO.
Criada em 2014, a plataforma possibilita reunir estas ideias, conceitos, e ainda, diferentes pontos de vista sobre qualquer assunto por meio dos ‘pulsos’, nome dado para um novo modelo de interação mais ágil e com maior frequência. Mas, ao mesmo tempo permite que os colaboradores saibam que suas opiniões são realmente ouvidas.
Por meio da plataforma, são enviadas perguntas fechadas ou abertas e todas as respostas são votadas de acordo com a opinião dos participantes até chegar a melhor ideia em comum para todos. Os retornos, por sua vez, são ranqueados por um algoritmo e apresentados simplificados com um infográfico, sem a necessidade de serem tabulados. Todo o processo pode ser acompanhado de forma transparente e em tempo real.
“Com Waggl este processo de perguntar e ouvir os funcionários se torna ágil, simples e mais humano, pois a transparência das respostas, a votação e os resultados em tempo real engajam a participação, o trabalho em time e fortalecem a cultura”, afirma Kiko Campos, general manager da Waggl no Brasil.
Com mais de 140 clientes como Ebay, Pentágono (Departamento de Defesa dos Estados Unidos), Stanford Business School e Laboratório Sanofi, a Waggl acaba de desembarcar no Brasil. Seu nome vem do termo em inglês ‘waggle dance’, ou dança das abelhas, que significa a maneira como as abelhas comunicam informação individual de forma rápida e precisa.