A Via Varejo, dona das marcas Casas Bahia, Pontofrio e Extra anuncia a emissão pública de debêntures simples atrelada a metas de sustentabilidade (ESG), não conversíveis em ações, com vencimento em até cinco anos, no valor de R$ 1 bilhão. Esta é a primeira emissão do tipo da companhia – e por qualquer empresa do setor – com condições atreladas ao cumprimento de metas de sustentabilidade.
Como meta, a companhia irá implementar o uso de energia renovável em 90% de sua operação, entre lojas, centros de distribuição e escritórios até 2025. O cumprimento da meta será auditado por um verificador externo, especializado e independente.
“Os critérios ESG sempre estiveram no DNA da Via Varejo e seguem cada vez mais presentes no desenvolvimento de novas políticas e iniciativas. Entendemos esses critérios como essenciais e agora, mais do que nunca, como parte da estratégia do negócio”, relembra Roberto Fulcherberguer, CEO da Via Varejo.
“Atualmente, mais de 150 lojas são abastecidas por usinas solares em Minas Gerais e no Rio de Janeiro. Essas iniciativas fazem parte do plano da Gestão de Energia da companhia, que visa implantar modelos e processos baseados na ISO 50:001 e nos Energy Management Information Systems (EMIS)”, explica Hélio Muniz, diretor de comunicação, sustentabilidade e relações institucionais da Via Varejo.
Com previsão de encerramento até o dia 10 de maio de 2021, a emissão será coordenada pelo Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e Safra. Além disso, será contratada, até a integral e efetiva liquidação de todas as obrigações relacionadas às debêntures, como agência de classificação de risco a Standard & Poor’s Ratings do Brasil Ltda. para a classificação de risco de crédito da emissão.