Venturus anuncia incorporação do Itriad, polo de desenvolvimento digital em Manaus, visando expansão para a região Norte

Compartilhar

O Venturus, um dos principais institutos de tecnologia do Brasil, anuncia oficialmente a incorporação do Itriad, instituto situado no polo de desenvolvimento digital em Manaus (AM). Agora, o órgão manauara passará também a se chamar Venturus. Essa movimentação estratégica visa não apenas a expansão geográfica do Venturus, mas também reforçar a inovação em uma região emergente.

Desde 2021, Itriad e Venturus – localizado em Campinas (SP) – atuam como parceiros de negócios e somam diversos projetos de sucesso na região Norte. Agora, essa relação evoluiu formalmente. João Sato, Diretor-Geral do Venturus, comandará as operações consolidadas desta expansão.

“Estamos entusiasmados com as possibilidades desse movimento”, disse Sato. “Além de expandir a nossa presença no território nacional, essa união nos permite aproveitar efetivamente as oportunidades de investimentos da Zona Franca de Manaus para alavancar projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação na região”, acrescenta.

Para 2024, a nova unidade do Venturus em Manaus deverá contribuir com cerca de 25% do faturamento anual do instituto, estimado em aproximadamente R$ 220 milhões.

O processo beneficia ambos os institutos. O Itriad ganha em gestão e em governança, além de contar com toda infraestrutura do Venturus – que inclui diversos Centros de Excelência em tecnologia – para diversificar o portfólio de serviços, que hoje são mais focados em desenvolvimento de software, Inteligência Artificial, Manufatura 4.0 e Meios de Pagamento. 

Já o Venturus espera acelerar seu crescimento e implementar um modelo de negócios mais robusto na região norte.

“O Venturus não só consolida sua atuação como líder em inovação tecnológica, mas também oferece novos serviços e atendimento expandido aos clientes de ambos os institutos. Essa estratégia reforça nossa posição de liderança no mercado e nos prepara para novos desafios e oportunidades”, complementa Sato.

Com a integração, as iniciativas do Venturus, como os Centros de Excelência, já nascem com  a capacidade de beneficiar mais empresas distribuídas pelo Brasil. Além disso, terão acesso a mais pesquisadores e cientistas, especialmente os que estão baseados na região norte – utilizando toda a força das iniciativas de desenvolvimento tecnológicas lideradas pela SUFRAMA.

Com a recente incorporação do Itriad pelo Venturus, o grupo agora conta com mais de 850 colaboradores, fortalecendo a capacidade operacional, de inovação e de atendimento aos clientes.