A Catho, plataforma gratuita de empregos, realizou a Pesquisa Jovens 2024, com o objetivo de analisar como as empresas estão lidando e entendendo os candidatos mais novos no mercado de trabalho.
O levantamento, que contou com a participação de 343 recrutadores que atuam nas áreas de prestação de serviços, comércio, indústria, varejo, tecnologia, entre outros, identificou as perguntas mais feitas para a Geração Z durante uma entrevista de emprego, e que pode ajudar os profissionais mais novos que estão em busca de uma oportunidade.
Conforme a pesquisa, os questionamentos mais frequentes são:
- “Conte um pouco sobre você” (60,3%);
- “Quais seus pontos fortes e fracos?” (27,4%);
- “Como você lida com prazos e pressão?” (26,8%);
- “Por que gostaria de trabalhar na nossa empresa?” (25,9%);
- “Por que você escolheu essa carreira/área de atuação?” (25,3%).
Para Tatianne Brito, coordenadora de Recursos Humanos da Catho, as perguntas feitas durante as entrevistas buscam conhecer melhor o candidato que deseja conquistar a vaga, a fim de entender seu comportamento diante de situações desafiadoras, suas ambições, interesses e, assim, identificar aquele que possui autoconhecimento e que mais se aproxima do perfil adequado para a posição.
“Por isso, é importante estar preparado para respondê-las de forma coerente e que transmita sua identidade. Pesquisar sobre a cultura organizacional, entender as competências exigidas e refletir sobre suas experiências pessoais antes da entrevista são estratégias para estar o mais preparado possível durante a conversa”, complementa a coordenadora.
Para os líderes, é importante estar atento e preparado para conseguir extrair as informações necessárias dos candidatos no momento da entrevista. Algumas dicas que fazem a diferença:
- Tenha clareza sobre o que precisa avaliar e o que está por trás de cada pergunta que deseja fazer. Isso tornará a entrevista mais objetiva e eficiente.
- Torne a entrevista um momento agradável. Sorria, explique como a entrevista será conduzida e esteja aberto à perguntas. Isso faz com que o candidato se sinta à vontade e responda às perguntas com naturalidade.
- Faça anotações, demonstre interesse nas respostas e traga informações sobre a empresa e a vaga. Isso impacta positivamente a experiência do candidato.
Ainda de acordo com o estudo da plataforma de empregos, 49,8% dos respondentes disseram que tentam se adequar em partes à linguagem do candidato. Além disso, dentre os benefícios oferecidos que os recrutadores acreditam serem os mais atrativos para o público mais novo, estão: Vale-Refeição (45,4%); Horário Flexível (38,4%); Vale-Transporte (34,1%); e Plano de Saúde (31,7%).
“A nossa pesquisa visa justamente apresentar o cenário do mercado de trabalho em suas mais diversas frentes, a fim de ser um ponto de apoio para profissionais e empresas na busca das melhores estratégias e oportunidades. Quando falamos de jovens, esse fator precisa ser ainda mais presente, pois estamos falando da geração que será a mais presente dentro das organizações e esse preparo e o entendimento desse grupo deve acontecer logo no início de suas jornadas profissionais”, destaca Tatianne.
- Empresas brasileiras acumulam R$ 156 bilhões em dívidas e batem recorde de inadimplência em outubro, revela Serasa Experian
- Cisco anuncia nova diretora de vendas no Brasil
- Líder de aquisição de talentos está entre os cargos em alta para o próximo ano no setor de RH, segundo o PageGroup. Conheça a lista completa
- Pesquisa RADAR FEBRABAN Especial – Maioria dos brasileiros quer regulação forte das BETS
- Veja as 5 perguntas mais feitas para os jovens durante uma entrevista de emprego