Accenture (NYSE: ACN), Microsoft (Nasdaq: MSFT) e Unilever (LSE: ULVR) acabam de completar uma das maiores e mais complexas migrações para a nuvem do setor de bens de consumo. A migração ajudou a Unilever — que possui mais de 400 marcas usadas por 3,4 bilhões de pessoas todos os dias — a se tornar uma empresa cloud-only.
Accenture e Microsoft, por meio de sua joint venture, Avanade, trabalharam lado a lado com a Unilever para entregar a transformação em apenas 18 meses e com o mínimo de interrupções nas operações. Além de ajudar a garantir operações resilientes, seguras e otimizadas para a Unilever, a novidade também fornece uma plataforma capaz de impulsionar a inovação e o crescimento da companhia.
Usando Azure como sua principal plataforma de nuvem, a Unilever poderá acelerar o lançamento de produtos, aprimorar o serviço ao cliente e melhorar sua eficiência operacional. A mudança para o Azure também está alinhada com o compromisso de sustentabilidade da Unilever, ajudando a empresa a reduzir suas emissões de carbono.
Com a criação de um core digital ágil e de alta performance, que oferece maior eficiência, a Unilever terá um poder de computação ainda maior para explorar novas formas de trabalhar. A adoção de uma abordagem cloud-only pela Unilever melhorará significativamente a resiliência dos negócios, fortalecendo a segurança e aprimorando o controle do cenário de TI.
Accenture, Microsoft e Unilever estabeleceram um novo benchmark para a transformação da nuvem no setor de bens de consumo, incluindo:
- Acesso a novas oportunidades de inovação, como a utilização de tecnologias do metaverso industrial, que usam dados em tempo real de gêmeos digitais para acelerar as fábricas do futuro, e o uso da plataforma de dados em nuvem existente para o fornecimento de insights e previsões.
- Aceleração da capacidade de identificação de tendências e da tomada de decisão. Por meio do poder da nuvem, inteligência artificial e sua fundação robusta de dados, a Unilever poderá prever e se adaptar às mudanças constantes nas necessidades do mercado com mais agilidade do que nunca. Será possível, por exemplo, manter avanços constantes em pesquisa e desenvolvimento, permitindo a criação de produtos inovadores em menos tempo e com maior eficiência.
- Usar o que há de mais moderno em IA para impulsionar experiências melhores por meio da aplicação do Azure OpenAI Service na companhia como um todo, resultando em maior automação e melhores experiência dos clientes e funcionários.
- Redução da pegada de carbono por meio da saída dos data centers e adoção do Green Cloud Advisor, que facilitará a transição da Unilever para um ambiente em nuvem mais sustentável e eficiente.
Para Steve McCrystal, diretor executivo de tecnologia da Unilever, a companhia é uma organização verdadeiramente orientada por dados. “Estamos usando analytics avançados para uma tomada de decisão mais informada e ágil do que nunca. O trabalho com a Accenture e a Microsoft nesse projeto de transformação global nos permite atender com mais rapidez as necessidades dos nossos consumidores, que estão em constante mudança. Além disso, podemos alocar nossos recursos de forma mais eficaz, focar no que de fato impulsiona o crescimento e lançar serviços e produtos em menos tempo”.
“O caminho rumo à resiliência de negócios, tanto hoje quanto no futuro, passa pela reinvenção total da companhia — o que envolve a transformação de cada parte do negócio — tendo a nuvem no centro dessa transformação”, afirma Nicole van Det, diretora executiva da Accenture e líder global da conta da Unilever. “Agora, com o acesso à gama completa de capacidades da nuvem, incluindo IA generativa, a Unilever terá a flexibilidade necessária para inovar em menos tempo, acelerar o processo de crescimento e seguir ditando o ritmo como potência digital e líder em seu setor”, conclui.
“É uma honra expandir nossa parceria de longa data com a Unilever, ao lado da Accenture”, reforça Judson Althoff, vice-presidente executivo e diretor comercial da Microsoft. “Com o Microsoft Azure na base da sua nuvem, a digitalização de ponta a ponta da Unilever irá impulsionar uma rápida inovação na empresa como um todo. Com a abordagem digital, a Unilever poderá crescer de forma resiliente e ultrapassar o ritmo de inovação do setor, seja adotando o metaverso industrial nas fábricas ou repensando de que forma suas linhas de negócios podem fazer mais com ferramentas como o Azure OpenAI Service”.