Uma prévia do futuro: carteira de motorista no smartphone – Por Joseph Pearson

Compartilhar

Joseph Pearson, vice-presidente para soluções de identificação governamental da HID Global, América do Norte

O mundo da identificação segura está em polvorosa agora com o surgimento da identidade móvel. Para os novos no assunto: estamos falando sobre identidades no smartphone.

Atualmente, a privacidade e a proteção dos cidadãos são uma preocupação real em países ao redor do mundo. É por isso que identidades móveis – em particular, carteiras de habilitação móveis – poderão proporcionar aos cidadãos um nível totalmente novo de conveniência enquanto protegem a polícia e outros agentes públicos.

Um alto nível de interação e verificação segura não seria possível se nós não aderíssemos a seis importantes princípios orientadores. Como uma indústria, nós estamos nos aventurando em um novo território. As oportunidades são grandes, mas nós temos que enfrentar os potenciais desafios de frente.

Com o fim de que a transição das carteiras de identidade físicas para as identidades móveis seja bem-sucedida, nós acreditamos que a indústria deve aderir aos seis princípios seguintes:

1. Voluntariedade

A participação é voluntária, os cidadãos controlam seus dispositivos e as informações compartilhadas.

2. Interoperabilidade

A identidade móvel deve funcionar nas principais marcas de smartphones e sistemas operacionais;

Deve estar disponível entre diferentes jurisdições, estados, países e continentes.

3. Segurança

Plataforma forte baseada em padrões de criptografia;

Dados dos cidadãos somente poderão ser vistos pelo smartphone do oficial, agente ou autoridade que os estão validando.

4. Privacidade

Ninguém mais poderá acessar os dados pessoais do proprietário da carteira ou localizar sua identidade;

Um oficial autorizado deve ser capaz de verificar os dados sem que o cidadão precise entregar seu smartphone em suas mãos.

5. Conexão remota

As identidades móveis devem estar seguramente disponíveis mesmo em áreas remotas sem internet ou redes de comunicação. Isso inclui o fornecimento, atualização e revogação de credenciais.

6. Acesso garantido

Mesmo que o smartphone de um cidadão esteja inoperável (sem bateria, por exemplo) ainda deve ser possível acessar sua identidade.

Em breve, compartilharemos mais informações sobre vários destes princípios e como carteiras móveis de motoristas poderão prover uma experiência mais segura e ágil para cidadãos e agentes governamentais.

Enquanto isso, convidamos você a assistir ao vídeo abaixo com uma demonstração de como agentes governamentais podem validar carteiras de habilitação móveis de uma distância segura.