Um estudo global do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos mostra que o mundo está mais conectado, sustentável e virtual. Computação em nuvem, 5G, metaverso, veículos elétricos e IoT são tecnologias que estão em alta no mercado e são cada vez mais usadas pelas indústrias.
Principal evento a apresentar essas e outras tendências, além de soluções, produtos e equipamentos, a FIEE (Feira Internacional da Indústria Elétrica, Eletrônica, Energia, Automação e Conectividade) acontecerá entre os dias 18 a 21 de julho, no São Paulo Expo, em São Paulo/SP. Promovida e organizada pela RX Brasil e com curadoria técnica da ABINEE (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica), a feira reunirá mais de 400 marcas do setor e será pautada pela transformação digital da indústria, com foco em um futuro mais conectado, produtivo, sustentável e tecnológico.
Voltada para engenheiros, profissionais de TI e técnicos das indústrias de energia, automotiva, de alimentos e bebidas, metalúrgica, siderúrgica, agrícola, eletrônica, papel e celulose, aviação, bens de consumo, construção, entre outras, a feira espera receber mais de 30 mil visitantes vindos de todo o Brasil e de 82 países compradores.
“A FIEE está retornando em 2023 não só como uma feira de exposição de produtos, mas como um evento que apresenta soluções para a indústria. Falamos com todos os tipos de indústrias e atraímos público técnico e altamente qualificado. A expectativa para a edição deste ano é muito positiva em relação ao número de visitantes e a realização de negócios”, revela a gerente da FIEE, Haline Ferreira.
Programação de conteúdo
Além de negócios e networking, a FIEE também contará com uma grade de conteúdos exclusiva com a realização do Fórum AbineeTEC 2023 e quatro Arenas de Conteúdo – Tecnologia e Inovação, Soluções em Energia, Automação Predial e Sustentabilidade -, que abordarão temas técnicos de relevância para a indústria, apresentando soluções e experiências relacionadas à inovação e tendências. A programação contará com mais de 100 horas de conteúdo simultâneo e reunirá os principais especialistas do país e do exterior.
O Fórum AbineeTEC 2023 será realizado no dia 18 de julho, às 10h. Em linha com o que a FIEE irá apresentar, o fórum trará visões de vanguarda tecnológica para todos os tipos de indústrias por meio do tema “O Futuro da Tecnologia na Indústria: Dados, IoT e Inteligência Artificial” com o presidente executivo da ABINEE, Humberto Barbato, o presidente do Conselho de Administração da associação, Irineu Govêa e o advogado, professor e pesquisador brasileiro, respeitado internacionalmente, Ronaldo Lemos.
“Estamos comemorando 60 anos da ABINEE e de FIEE e queremos lembrar de toda essa evolução do setor elétrico e eletrônico nas últimas décadas. Mostrar como a associação e a feira colaboraram para expor essa atuação no mercado”, adiantou Israel Guratti, gerente do Departamento de Tecnologia da ABINEE.
Arenas de Conhecimento
As Arenas de Conhecimento acontecem entre os dias 18 e 21 de julho, sempre a partir das 14h. Nos dois primeiros dias, estão programadas as Arenas de Tecnologia e Inovação e Soluções em Energia, que debaterão temas como Aplicações de Internet das Coisas (IoT); a inserção do país no mercado mundial de veículos elétricos; novas tecnologias e soluções para integração de sistemas de energia; e as tendências e perspectivas no setor elétrico.
Na sequência, as Arenas de Aplicações em Automação Predial e Sustentabilidade serão realizadas nos 3º e 4º dias de FIEE, debatendo assuntos como gestão eficiente no consumo de água e gás e automação predial; edifícios energia zero – desafios e perspectivas; eficiência energética e tecnologia híbrida elétrica como caminho para descarbonização.
Ainda dentro da programação da FIEE, nos dias 19 e 20 de julho, das 14h às 18h, serão realizadas as tradicionais Rodadas de Negócios, colocando frente a frente compradores selecionados com expositores prontos para atender suas demandas.
Setor eletroeletrônico
Movimentando mais de R$ 218 bilhões no Brasil em 2022, de acordo com dados da ABINEE, o setor emprega cerca de 270 mil trabalhadores e apresentou saldo positivo em suas exportações no ano passado, que somaram US$ 6,7 bilhões, com destaque para motores e geradores, transformadores e partes e peças elétricas para automóveis.