A Tiex, empresa de gestão corporativa e assessoria financeira, composta pelos sócios Fábio Yamamoto, Lucas Hanashiro e Samuel Lopes, com experiências em multinacionais de grande renome, expande no mês de abril suas operações e serviços para Santa Catarina.
Atualmente com sede em São Paulo e filial em Cuiabá, Itajaí se torna a segunda filial da empresa. “contratar uma consultoria especializada, nos últimos meses se tornou algo mais vantajoso para as empresas. É interessante para o empresário contratar serviços externos, além da especialização dos profissionais, a segurança da rescisão de contrato de prestação de serviços é um fator atrativo em tempos de crise. Oferecemos profissionais extremamente qualificados, com processos bem desenhados com suporte dos nossos gerentes, diretores e sócios. Nos últimos seis meses a procura por nossos serviços dobrou” explica Samuel, sócio da TIEX.
Desde 2013 no mercado corporativo e financeiro, a TIEX oferece serviços como: Captação de Recursos e Financiamentos (BNDES e instituições de fomento); Reorganização Societária; Renegociações de encargos sobre dívidas; Terceirização do departamento financeiro e RH; Planejamento financeiro; Planejamento tributário e Auditoria de demonstrações financeiras. A partir deste mês, passará a oferecer um novo serviço exclusivamente na filial de SC – Serviço de Comex – “É uma atividade extremamente importante e complementar aos demais serviços ofertados hoje pela Tiex. Nós estamos em busca de conhecimento, e esta nova área, vem para aprimorar ainda mais nossas analises quanto oportunidades tributárias, à viabilidade de nossos clientes poderem fazer importação, exportação e também para viabilizar da melhor forma seus processos de distribuição.” explica Samuel.
A região de Santa Carina chamou a atenção dos sócios não só pelo constante crescimento, mas pela grande representatividade e ascendência no Brasil. “Se considerarmos o PIB de apenas Joinville, Itajaí e Florianópolis o valor passa dos R$ 60 Bilhões, além disso, o estado de SC se destaca em diversos setores econômicos, como Agricultura, Indústrias (Agroindústria, Têxtil, Cerâmica e Metalmecânica), Setor de Tecnologia e Turismo. Só a área de Agronegócio movimenta, por exemplo, mais de R$ 60 bilhões por ano. Estrategicamente optamos por Itajaí por possui o segundo maior complexo portuário do Brasil em movimentação de contêineres, e pela sua localização entre Joiville e Florianopólis, eleitas duas das cinco maiores cidades empreendedoras de 2016” diz Samuel.
A expectativa é de que a filial traga um crescimento de 3% do faturamento ainda em 2017 e que seja responsável por 10% do faturamento anual da Tiex em 2018.“A região tem um grande potencial de mercado, e observamos que as empresas, tanto de pequeno e grande porte, têm a percepção que podem crescer, e não só no mercado local, mas a nível nacional e internacional, mas para isso precisam investir em modernização de processos, gestão financeira, tecnologia, e melhores práticas de mercado”, complementa Lopes.
Para estruturar e solidificar a filial em Itajaí, a TIEX buscou estrategicamente no mercado um profissional ambientado com a região, com capacitação técnica e comercial. Dessa forma, a TIEX nessa nova e estimulante empreitada, contará com Fabio Recupero, em formato de sociedade da Filial Catarinense. Recupero possui 25 anos de uma carreira de sucesso desenvolvida nas áreas de Comex e logística, e gerenciou ao longo de sua carreira, processos de importação de importantes marcas como Cisco, Motorola, Swatch, Brasif, Conair, Mary Kay dentre outras. Nos últimos anos esteve a frente da operação logística e de importação do segmento fitness da Reebok, Adidas e Olympikus.
Hoje a Tiex atende clientes corporativos de grande, médio e pequeno porte, de diversos segmentos. “Levamos a todos eles uma equipe multidisciplinar com experiência e qualificação em grandes grupos (Votorantim, TIVIT, TOTVS, Pão de Açúcar, DASA, Brasmotor, PwC, E&Y, Deloitte, KPMG, dentre outros). Nossos funcionários podem ou não ficar alocados dentro da empresa, e independente disso, terão supervisão e acompanhamento para poderem prestar todos os serviços necessários para um melhor desempenho do departamento financeiro/corporativo além de atendimento às demandas diárias” explica Samuel.
Outras localidades estão no plano de expansão da TIEX como Rio de Janeiro, Fortaleza, Ribeirão Preto, Belo Horizonte, Paraguai e USA, que atualmente estão sendo estudadas para abertura de novas.