Thomson Reuters apresenta nova pesquisa sobre IA generativa para serviços profissionais

Compartilhar

A necessidade de soluções confiáveis ​​e precisas torna-se cada vez mais importante

A Thomson Reuters (Nasdaq/TSX: TRI), empresa global de conteúdo e tecnologia, divulgou relatório global sobre Inteligência Artificial generativa em serviços profissionais, entrevistando cerca de 1.800 profissionais dos setores jurídico, tributário, contábil, de riscos corporativos e governamental, fornecendo insights cruciais sobre a adoção e o sentimento da IA.

De acordo com o relatório, os serviços profissionais estão se aproximando de um momento crítico em que a adoção da tecnologia deve ser acompanhada de integração estratégica. Os resultados indicam que profissionais de todos os setores reconhecem cada vez mais o potencial da GenAI, com o sentimento positivo aumentando 11% em comparação ao ano passado. Essa crescente confiança se reflete nas taxas de adoção, já que o uso organizacional quase dobrou de 12% para 22% em apenas doze meses, enquanto casos de uso específicos continuam a se expandir em fluxos de trabalho com uso intensivo de documentos, pesquisas e serviços de consultoria.

À medida que os profissionais adotam cada vez mais a GenAI, a necessidade de soluções confiáveis ​​e precisas torna-se cada vez mais importante. A Thomson Reuters oferece perspectivas sobre como essas descobertas impactam clientes em diferentes setores profissionais, à medida que navegam pelo crescente papel da IA ​​na otimização de operações, na melhoria da precisão e no fomento à inovação.

Principais descobertas para profissionais corporativos:

  • 95% dos profissionais preveem que a GenAI será essencial para o fluxo de trabalho de suas organizações dentro de cinco anos, enquanto as habilidades com a GenAI continuam sendo, em sua maioria, um diferencial nas decisões de contratação.
  • Apesar de 89% dos profissionais identificarem casos de uso para a GenAI, 64% não receberam treinamento sobre o uso da GenAI em seu setor de trabalho.
  • Profissionais corporativos demonstram forte convicção na aplicabilidade da GenAI em trabalhos no setor, com 90% dos profissionais do setor jurídico, 92% dos profissionais do setor tributário e 88% dos profissionais de risco corporativo reconhecendo que a GenAI pode ser utilizada em suas áreas.
  • Profissionais do setor tributário corporativo lideram em advocacy, com 75% agora apoiando o uso da GenAI em trabalhos no setor, acima dos 60% do ano passado. Em contrapartida, cerca de um terço dos profissionais do setor jurídico e de risco permanecem inseguros se a GenAI deve ser utilizada em seus setores.

Principais descobertas para profissionais da área tributária:

  • Os escritórios de contabilidade observaram a mudança mais drástica na adoção da GenAI corporativa, quase triplicando ano a ano, de 8% em 2024 para 21% em 2025.
  • 71% dos profissionais da área tributária acreditam agora que a GenAI deve ser aplicada ao trabalho diário, contra 52% em 2024.
  • 77% dos clientes desejam que os escritórios de contabilidade que trabalham para eles utilizem a GenAI, mas 59% dos clientes de escritórios de contabilidade não sabem se seus escritórios a utilizam.
  • Os três principais casos de uso mais comuns da GenAI por profissionais da área tributária e contábil são: pesquisa tributária (77%), preparação de declaração de imposto de renda (63%) e consultoria tributária (62%).

Principais descobertas para profissionais jurídicos:

  • O uso da GenAI quase dobrou ano a ano no setor jurídico, de 14% em 2024 para 26% em 2025; 45% dos escritórios jurídicos entrevistados atualmente usam a GenAI ou planejam torná-la central em seu fluxo de trabalho dentro de um ano.
  • 89% dos profissionais de escritórios jurídicos acreditam que a IA pode ser aplicada ao trabalho no setor, mas 48% ainda não possuem políticas formais de GenAI.