Tetos profissionais – Como evitar as armadilhas no desenvolvimento de sua carreira

Compartilhar

A obra trata daquilo que o autor denomina “tetos profissionais” – também chamado por outros estudiosos de “limiar de incompetência” – ou seja, o ponto na carreira a partir do qual o profissional deixa de ser competente, por ter sido erigido a um posto incompatível com sua capacidade técnica ou personalidade, ou para o qual não estava preparado.

Tais limitações podem ser de ordem técnica, objetivas ou comportamentais, subjetivas, mas em algum momento ficarão em evidência pelas exigências da função a ser desempenhada e, nesse momento, o profissional pode passar por graves dificuldades e, até mesmo, perder seu posto de trabalho. Trata-se, portanto, de obstáculos ou armadilhas que precisam ser antevistos e avaliados criteriosamente, para que possam ser tomadas as precauções necessárias no momento certo, ou seja, ter visão de carreira e de mercado.

O autor explica cada um dos possíveis problemas, os quais poderão se tornar empecilhos em algum momento da carreira, com exemplos práticos envolvendo desde os cargos ou funções mais simples até níveis hierárquicos mais altos, e oferece dicas de como prevenir as situações descritas ou contorná-las da melhor forma, caso elas realmente se concretizem.

O AUTOR
ROBERTO CARDOSO é médico graduado pela Universidade de Brasília. Mestre em Obstetrícia e doutor em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo – Unifesp, onde atuou como professor e colaborador. Atualmente é palestrante no meio médico e empresarial e autor de artigos médicos e capítulos de livros sobre qualidade de vida, especialmente sobre os temas gerenciamento do estresse e meditação. É membro fundador do Núcleo de Medicina e Práticas Integrativas da Unifesp, chefe do grupo BabyView, responsável por vários serviços de Medicina Fetal na Grande São Paulo.