Telstra e Accenture lançam hub no Vale do Silício

Compartilhar

Iniciativa tem como intuito acelerar benefícios da IA para clientes e colaboradores da Telstra

A Telstra e a Accenture (NYSE: ACN) lançaram um hub de IA no Vale do Silício, uma instalação de inovação inédita para a Telstra incubar e acelerar suas principais prioridades.

Como parte da joint venture entre Telstra e Accenture, oficialmente iniciada em abril, o hub oferece acesso direto a tecnologia de ponta, aos melhores talentos de engenharia e a espaços de colaboração com parceiros do ecossistema, como Amazon Web Services (AWS), Databricks e Microsoft.

O hub se conectará com equipes em Sydney, Melbourne e Bangalore como parte dos Centros de Inovação Conectada da Accenture — criando uma porta virtual em que as equipes possam idealizar, colaborar, construir e testar em um ambiente seguro. Com especialistas globais trabalhando junto à equipe da joint venture, o hub fornecerá arquitetura e soluções fundamentais que permitirão à Telstra concretizar suas ambições de se tornar uma empresa AI-first.

Kim Krogh Andersen, executivo do grupo Telstra para Produto e Tecnologia, disse: “Os avanços em tecnologia de IA estão acontecendo em velocidade impressionante — vimos a conversa evoluir de IA generativa para incluir o agente de IA em questão de meses, e essa tecnologia vai transformar o jogo. Para ampliar nossa liderança em rede e reinventar a experiência dos clientes, levaremos nossa inovação a outro nível, combinando nossa expertise de mercado com as melhores mentes de IA, no coração da evolução tecnológica, o Vale do Silício”.

Ao longo dos sete anos da joint venture, o hub de IA no Vale do Silício irá acelerar a arquitetura de IA fundamental da Telstra, que sustentará casos de uso de IA e destravará inteligência de negócios. Ele também impulsionará engenharia avançada e pesquisa e desenvolvimento aplicados para acelerar o roadmap de dados e IA da Telstra. As prioridades iniciais incluem:

  • Implementar o AI Refinery para a Telstra, desenvolvendo soluções de agente de IA e reimaginando processos legados. Isso inclui transformar o processo de pedido para ativação da Telstra em um sistema inteligente e adaptativo, apoiado por agentes de IA capazes de tomar decisões — reduzindo o tempo de algumas operações de semanas para dias.
  • Avançar nas capacidades de IA responsável da Telstra, incluindo o monitoramento de modelos em tempo real, garantindo que os sistemas e agentes de IA permaneçam em conformidade com políticas e com as expectativas da comunidade à medida que a Telstra amplia as soluções de IA.
  • Co-inovar junto ao ecossistema com espaço dedicado para equipes de engenharia de parceiros como AWS, Databricks e Microsoft, além da oportunidade de testar soluções de startups especializadas.
  • Aprender com a academia, incluindo Berkeley Sky Labs e Stanford HAI, para incorporar pesquisa e ideação em dados, IA e inovação de rede. Por exemplo, com o programa Accenture Berkeley Foundation Model Architect.

“Reunir talentos líderes em pesquisa e engenharia para inovar e construir soluções para nossos clientes e colaboradores é exatamente o propósito desta joint venture. Com algumas das melhores mentes em tecnologia emergente e IA avançada, e um ecossistema de parceiros, estamos abrindo caminhos para acessar talentos globais e desenvolver tecnologia que gere valor para nossos clientes e nosso time, de forma mais rápida,” afirmou Krogh Andersen.

Karthik Narain, chief executive global de Technology e CTO da Accenture, declarou: “A estratégia de IA da Telstra é ousada e corporativa, estabelecendo um novo padrão para o setor. Parcerias estratégicas, como a que temos com a Telstra, são uma fonte importante de vantagem competitiva para vencer nesta era da IA. Elas trazem o melhor das duas organizações. Este hub representa um centro de inovações revolucionárias para nossas equipes no Vale do Silício, na Austrália e na Índia, permitindo co-desenvolvimento e aprendizado conjunto em todo o ecossistema”.

Sobre a joint venture
Telstra e Accenture anunciaram uma joint venture em janeiro de 2025, iniciada em abril de 2025, para acelerar rapidamente o roadmap de dados e IA da Telstra, com o objetivo de ampliar sua liderança em rede, melhorar a experiência dos clientes e ajudar suas equipes a operar de forma mais eficiente e eficaz. Conduzida por uma liderança global conjunta, a JV reúne especialistas das equipes de dados e IA da Telstra e da Accenture para avançar no trabalho da Telstra em direção à construção de um ecossistema de dados e IA de classe mundial, modernizando suas plataformas e incorporando IA responsável por design.