A segurança é uma das principais preocupações de gestores públicos e da população no geral, principalmente em uma cidade como São Paulo, que registrou aumento de 2,6% em roubos só de janeiro a abril desse ano ante o mesmo período de 2016, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP). O projeto City Câmera, que faz parte da iniciativa Cidade Segura da Prefeitura da capital, tem como objetivo inibir a ação de criminosos e promover a segurança com a instalação de 10 mil câmeras em toda a cidade.
A Tecvoz, referência no mercado de Circuito Fechado de TV (CFTV), doou 500 câmeras para o projeto, sendo 300 destinadas ao bairro do Brás e 200 para a vigilância de monumentos na cidade. Além dos equipamentos, a empresa também disponibilizou seu sistema de gravação que permite acessar as imagens por meio de plataforma que funciona em cloud, o Tecvoz Nuvem.
“Acreditamos no City Câmera como uma iniciativa que pode revolucionar a segurança na cidade de São Paulo, afinal a Tecvoz trabalha desde 2002 com tecnologia e desenvolvimento de equipamentos que são aliados no combate à criminalidade”, comenta Ricardo Luiz, consultor comercial da Tecvoz. “A proposta do projeto é integrar câmeras públicas e privadas, instaladas pela população em suas casas e comércios para chegar ao número de 10 mil equipamentos. Com a doação dos 500 aparelhos buscamos fortalecer a iniciativa, e as instalações já estão a todo vapor”, explica o executivo.
Vigilância Solidária
O potencial do monitoramento compartilhado fez com que a Tecvoz aplicasse o conceito à sua rede de franquias que leva o nome de Vigilância Solidária. Com dois modelos, um com loja física e outro que possibilita ao franqueado utilizar a plataforma de sua própria casa, chamados VS Store e VS Home, respectivamente, o empreendedor fica responsável pela gestão das câmeras instaladas pelo bairro, recebendo um pagamento mensal dos moradores para ter o acesso às gravações.