TecBan revoluciona o setor de serviços financeiros com tecnologia para transações bancárias em blockchain

Compartilhar

A TecBan anuncia o lançamento de uma solução inédita que utiliza blockchain para transações interbancárias. A tecnologia permite que as instituições financeiras compartilhem e consumam serviços hospedados em uma rede compartilhada digital, otimizando a disponibilidade de dinheiro em suas agências espalhadas por diversas cidades no país e melhorando o acesso à moeda pela população.

Especializada na gestão do ciclo do dinheiro por meio de soluções de autoatendimento e compartilhamento bancário, com uma forte cultura voltada para a inovação, a TecBan, que direcionou nos últimos cinco anos R$ 2,2 bilhões para novas soluções, pretende continuar evoluindo com o uso de blockchain, uma plataforma que funciona como um livro de registro imutável, que registra transações e permite a troca segura de informações.

“O projeto tem como objetivo ajudar nas transações de transferência de dinheiro entre todo o setor bancário no Brasil”, afirma Robert Baumgartner, Diretor de TI da TecBan. “Se antes cada banco tinha a necessidade de ter seu numerário em cada local, agora a rede blockchain permite uma necessidade única de dinheiro em espécie por localização, independentemente de qual seja o banco, processando cada transação na rede blockchain e hospedando essas transações em uma única rede empresarial. Com menos numerário distribuído, há menos risco e mais eficiência para o sistema bancário”, conclui.

À medida que as instituições financeiras trabalham cada vez mais para implementar novas tecnologias em suas operações, os mercados financeiros ficam saturados com vários sistemas executando as mesmas funções de negócios e com dados em silos que exigem processos de reconciliação caros. Com este projeto da TecBan, os funcionários das instituições financeiras que realizam as atividades de forma manual para as movimentações de numerário, passaram a ter uma aplicação confiável e segura para realizarem suas operações.

Como o sistema interbancário prevê a otimização intra e entre custódias de valores através do uso da IBM Blockchain Platform em IBM Cloud, muitas vezes já não é necessário transportar o numerário. Apenas com uma transferência da custódia, a necessidade é atendida e a operação é concluída.

“Tecnologias disruptivas como blockchain e cloud têm o potencial de transformar os processos de negócio em qualquer indústria, especialmente quando temos ambientes de múltiplas partes interessadas e que a confiança nas atividades deve ser extremamente alta, tais como as dos serviços financeiros”, comentou Fabio Marras, CTO da IBM Brasil. “A rede da TecBan, baseada na IBM Blockchain Platform e na IBM Cloud coloca o setor bancário brasileiro no próximo nível de transparência e segurança e estabelece um precedente transformador no mercado financeiro, não apenas no Brasil, mas em toda a região e no mundo”.

A solução está localizada no IBM Blockchain Solutions Hub em São Paulo, projetado para ajudar os clientes a criar uma nova geração de aplicativos blockchain em IBM Cloud.