Supermercados online, plataformas de ensino a distância e farmácia online são as categorias que mais conquistam usuários, segundo pesquisa

Compartilhar

De acordo com pesquisa realizada pelo Opinion Box e divulgada neste mês de março, as categorias que mais conquistaram novos usuários, em plena crise devido ao novo coronavírus no Brasil, foram: supermercado online, plataformas de ensino a distância e farmácia online.

Em relação ao supermercado online, o crescimento de usuários foi de 25%. Já em relação às plataformas de ensino a distância e cursos online o aumento foi de 18%. Enquanto isso, aumentou em 17% aqueles que começaram a acessar farmácias online.

O estudo também avaliou que a intensidade entre usuários de streaming de filmes e séries tanto pagos como gratuitos, TV fechada e plataformas de ensino à distância também cresceu. Os serviços de streamig gratuitos tiveram aumento de 8%, a televisão aberta de 6% e os serviços de streaming pagos de 5%.

Em relação a mudanças de hábito, 32% das pessoas começaram a jogar jogos online, 26% passaram a pedir delivery de comida, 18% começaram um curso online novo, 15% começaram a fazer compras de farmácia pela internet, 14%passaram a fazer compras de supermercado pela internet e 15% passaram a fazer atividades físicas online.

“É inegável que a população enclausurada dentro de casa e trabalhando de forma remota, irá aumentar o acesso a internet e principalmente a sites de comércio eletrônico. Hoje a compra ocorre por dois motivos, uma por necessidade e outra por impulso”, afirma Felipe Dellacqua, sócio da VTEX, multinacional brasileira de tecnologia desenvolvedora de plataformas de e-commerce e que tem clientes como Sony, Ambev, Nestlé e Coca-Cola.

Ainda de acordo com ele, com a evolução da logística entregando cada vez mais rápido e mais barato, esse canal poderá continuar em alta mesmo após a crise.

“Comprar online é um hábito, se a experiência desse hábito for cada vez mais positiva, certamente teremos um engajamento maior e uma preferência por esse canal mesmo após a crise do coronavírus”, diz Felipe.