SulAmérica lança Garagem de Inovação e aposta cada vez mais em inovação aberta

SulAmérica lança Garagem de Inovação e aposta cada vez mais em inovação aberta

A SulAmérica anuncia o lançamento de sua Garagem de Inovação. O hub, desenvolvido para pensar em novos negócios e melhores opções para clientes, está de portas abertas para receber startups parceiras e pessoas colaboradoras da companhia.

A companhia realizou o lançamento do espaço físico de Inovação, mas o hub existe desde 2015, com atuação em diferentes ambientes e conceitos. A Garagem de Inovação está localizada na sede em São Paulo, em Pinheiros, e possui diversos ambientes para que os(as) parceiros(as) possam, cada vez mais, desenvolver e colocar em prática ações inovadoras para o mercado.

“A Garagem de Inovação tem como foco gerar conexão e ser elo de fomento à inovação aberta. O ambiente possui diversos recursos de ferramentas que auxiliam no processo de desenvolvimento de ideias. É um local que estimula a criatividade. Estamos muito empolgados com o lançamento e já estamos aguardando nossos(as) parceiros(as), colaboradores e colaboradoras”, comenta Fernando Morad, superintendente de Inovação da SulAmérica.

Aberto para as pessoas da companhia, o uso do espaço é voltado para ações e projetos que tenham relação direta com inovação. Ao longo de 2022, antes do lançamento oficial, a iniciativa já recebeu alguns PitchDays, encontros que têm como objetivo promover a conexão de startups do mercado com áreas da companhia. “O hub permite organizar avaliações, prototipações e experimentos antes de lançarmos um produto ou serviço”, pontua Morad. 

A Garagem de Inovação foi criada há sete anos, em parceria com a CI&T, multinacional brasileira de soluções digitais, em Campinas (SP). Em 2018, o projeto passou a ocupar um espaço de coworking em São Paulo, até chegar ao endereço atual, em Pinheiros.

Desde o início, a Garagem de Inovação vem desenvolvendo diversos cases e ações alinhadas ao conceito de Saúde Integral da SulAmérica, em parceria com startups. Entre os projetos de destaque coordenados pelo hub estão a parceria com a Docway, startup que responde pela tecnologia e serviços de telemedicina, e Órama, plataforma digital de investimentos. A SulAmérica foi uma das primeiras empresas a criar, ainda em 2018, um projeto de orientação médica à distância. A partir de 2020, a plataforma Saúde na Tela, que possibilita o atendimento virtual com médicos de mais de 50 especialidades, além de psicólogos, nutricionistas e outros profissionais, se tornou referência no mercado brasileiro.
 

Inovação dentro da SulAmérica

Ao longo dos quase 127 anos de história, a inovação e a tecnologia sempre tiveram um papel decisivo na consolidação da SulAmérica como uma das empresas mais pulsantes do país. Por meio da inovação aberta, a companhia conecta soluções de startups dentro de suas jornadas. Parcerias como as que permitem acesso à receita digital, telemedicina, atendimento com psicólogos(as), proporcionam aos clientes da companhia uma jornada cada vez mais fluida, tecnológica e prática. Com inovação aberta, a SulAmérica se torna cada vez mais ágil na aceleração de soluções e novos produtos e serviços.

A inovação está presente em todos os momentos da jornada da companhia. Com ela, é possível criar e evoluir a capacidade de identificar talentos internos e externos. Por meio da inovação, a companhia pesquisa e experimenta novidades que incrementam a experiência de consumidores(as) e agilizam as entregas de produtos e serviços digitais.

Por meio do Conexão Criativa, programa de aceleração da inovação interna, a SulAmérica incentiva ideias promotoras do tema junto às pessoas colaboradoras. O projeto vencedor passa por uma aceleração e as pessoas do time recebem autorização para se dedicar ao desenvolvimento do novo modelo de negócio, com apoio dos profissionais de inovação da companhia. Em 2021, com o case do programa Conexão Criativa, a companhia conquistou o primeiro lugar na categoria Comunicação na premiação promovida pela Confederação Nacional das Seguradoras (CNSeg).

Como reconhecimento pelo trabalho em Inovação, a SulAmérica figura desde 2020 entre as principais três companhias da Top 100 Open Corps, que destaca as empresas líderes em open innovation.

Comments are closed