O uso de aplicativos de bancos para celular e tablets se tornou o canal mais utilizado pelos brasileiros para operações bancárias em 2016. Segundo estudo recente da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), o número de operações via mobile banking, incluindo transferência, pagamentos e consultas de saldo, cresceu 96% em comparação com o ano anterior e já representa um terço do total de todas as transações feitas no País.
Com acesso mais fácil à Internet e aos smartphones, o consumidor tem transferido sua jornada financeira para a telinha do celular em busca de uma experiência mais rápida e eficiente. Para atender às instituições financeiras que priorizam experiências diferenciadas ao cliente, a Stefanini, uma das mais importantes provedoras globais de soluções de negócios baseadas em tecnologia e com grande participação no segmento financeiro, apresentará no CIAB 2017 novas tecnologias e conceitos que podem transformar a jornada financeira digital.
Em uma das demonstrações, o visitante poderá simular a abertura de um financiamento de automóvel pelo smartphone, além de acompanhar todo o processo por trás da operação – cadastro, andamento do pedido, autorização e liberação do financiamento.
“Nosso objetivo é mostrar como as tecnologias da Stefanini se integram à jornada financeira do cliente, tornando a experiência mais rápida e eficiente. Quem visitar o estande da Stefanini poderá acompanhar todo o fluxo da operação do ponto de vista do cliente e do banco”, destaca Maristela Ramalho, líder de projetos da Stefanini Business Consulting.
Durante o evento, a empresa também demonstrará a contratação de um seguro automativo pelo smartphone. Hoje, a Stefanini pode oferecer a plataforma de serviço e integrar todas as informações com uma solução multicanal, que utiliza ferramentas que proporcionam inteligência por meio de analytics, clusterizações para disparo assertivo de campanhas e inteligência artificial.
“As soluções da Stefanini e de suas coligadas evoluem na mesma velocidade do mundo atual, podendo se adaptar às demandas das novas gerações, como a X e a Z. Pesquisas recentes sinalizam que a geração Z, que inclui os nascidos entre 1995 e 2010, já conta com um poder aquisitivo de 44 milhões de dólares, é mais imediatista que a geração anterior (millennials) e influencia 93% das compras de casa”, afirma Wander Cunha, diretor da Business Consulting da Stefanini.
De acordo com Breno Barros, diretor de inovação e digital da Stefanini, a mudança não está apenas na adoção de novas tecnologias ou na oferta de mais conveniência e praticidade. Passa por um entendimento maior das expectativas desse novo consumidor. “As novas gerações estão em busca de empresas que reflitam suas convicções e valores, que entendam o seu comportamento e ofereçam serviços personalizados e que superem as suas expectativas”, afirma.
Para acompanhar essa tendência, o Grupo Stefanini vem trabalhando na construção de um ecossistema que permite, inclusive, a abertura de um banco digital em até 90 dias. “Estamos inseridos em mundo digital, em que há uma grande demanda por eficiência, otimização de custos e conveniência para o consumidor. Os clientes querem soluções que agreguem valor e que estejam onde o cliente está. Por isso, estamos focados em oferecer ferramentas que permitam uma verdadeira transformação do negócio de nossos clientes”, afirma Marco Stefanini, fundador e CEO global da Stefanini.
Quem estiver no CIAB terá a oportunidade de conhecer outras ofertas focadas no segmento financeiro, tais como automação de captura de documentos, Blockchain e gamification.
Construção do relacionamento
Marketing Digital: campanhas em tempo real, a partir do perfil do cliente e de como ele utiliza os serviços bancários. A Inspiring, que faz parte de um centro de excelência e inovação, juntamente com outras 12 empresas do Grupo Stefanini, conta com uma plataforma de engajamento, baseada em nuvem, onde o cliente tem todo um ecossistema baseado em campanhas, fidelidade, cupons, promoções e gift cards. Batizada de IEP, ela foi concebida para ser multicanal, sendo possível integrar com redes sociais, WhatsApp, SMS e portal. A interface de programação da plataforma é bastante intuitiva e bem simples de usar.
UX: uso do design e do conceito de usabilidade de canais, conforme estilo de vida dos clientes.
Automação para Cadastros Digitais, com captura e gestão de documentos e dados: captura por foto ou scanner (imagem digitalizada), onde os templates e os dados dos documentos são validados sistemicamente. Com essa tecnologia, é possível gerir os processos internos fim a fim, possibilitando consultas on-line a bases internas ou externas para confirmação de informações, além da parametrização de regras de negócios e gestão de todas as etapas do processo em formato digital.
Selfie com face recognition: o selfie passa a ser utilizado para confirmação de identidade do usuário.
Social Bank e Blockchain
Social Bank: possibilidade de implementar soluções com a utilização das redes sociais. Pode ser enriquecido com ferramentas para gestão financeira personalizada.
Blockchain: tecnologia e soluções para conversão de quaisquer valores em moeda virtual (digital cash), de forma segura, eficiente e de baixo custo. Por meio de uma parceria com a canadense Okanni, a Stefanini oferece uma solução de Blockchain, capaz de suportar vários tipos de transações, em qualquer moeda, entre pessoas físicas ou para pagamentos B2C e B2B.
Gamification
Uso de formas lúdicas para proporcionar a interação dos usuários com a instituição financeira. A utilização de incentivos ou de outras formas de estímulo promovem o engajamento do usuário e, consequentemente, o incremento no consumo ou utilização dos serviços prestados pelo banco.