Programa de aceleração é destinado para startups em Early Stage
Estão abertas até o dia 12 de janeiro de 2025 as inscrições para o 18º Batch, o programa de aceleração de startups da FGV Ventures, a aceleradora da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP). O programa, que tem um período de duração de 4 meses, é voltado para startups de todo o Brasil com o objetivo de capacitar os empreendedores através de oficinas e workshops ministrados por professores da rede FGV. É possível se inscrever gratuitamente, e conferir as regras da seleção, através deste link.
As startups que passarem pelo programa também irão receber direcionamento estratégico individualizado e mentorias. Além disso, os participantes do programa terão acesso a estrutura das salas de coworking, e conexões com os parceiros e o ecossistema de empreendedorismo da FGV EAESP, que inclui o GV Angels e outros fundos de investimento.
Para participar do 18º Batch, as startups devem ter MVP validado com clientes reais, ou seja, uma primeira versão funcional do produto. Também é preciso que os valores do negócio sejam social e ambientalmente responsáveis, com equipes diversas e complementares, além de ao menos um sócio em dedicação exclusiva e que esteja em busca do product-market-fit, conceito que significa estar em um bom mercado, procurando o produto ideal que possa satisfazer esse mercado.
De acordo com a Professora de Empreendedorismo e Gestão da FGV EAESP e Diretora da FGV Ventures, Luciana Cualheta, 87 startups já passaram pelo programa em 17 batches de aceleração desde 2016. Juntas elas somam mais de R$ 500 milhões em valuation e já captaram mais de R$ 150 milhões em investimento.
“Considerando que 90% das startups na fase Early Stage vão à falência em até 2 anos, nós chamamos atenção para o fato que a taxa de sobrevivência das startups que passaram pelo FGV Ventures é de 63%. Para a próxima rodada do Batch, estamos em busca de startups de todo o território nacional, com propósito ético e com o mínimo de externalidades negativas”, declarou a Diretora, ao ressaltar que não é necessário ser aluno da FGV para participar do programa.
Formação das startups no Batch 17
No dia 28 de novembro aconteceu o Demoday Batch 17, no Salão Nobre da FGV EAESP. Durante o evento, as startups que foram aceleradas pela última edição do programa apresentaram um pitch sobre seus respectivos negócios diante de uma banca formada por Isabela Berdu, Investment Associate na Brazil Venture Capital (BVC); Semi Kim, Business Development Manager na AWS e membro do conselho consultivo da FGV Ventures; e Victória Gomes, Venture Capital Analyst no GV Angels.
Na ocasião, os convidados deram seus feedbacks e conselhos para as startups continuarem a impulsionar seus negócios, após a formação concedida pelo FGV Ventures.
Conheça as startups aceleradas no Batch 17:
1- Compras do Meu Jeito, uma plataforma que inverte a lógica de compras, centralizando os clientes para que eles expressem suas intenções de compra. Essas intenções são direcionadas aos lojistas locais, com o objetivo de encontrar uma loja que possa atender ao cliente de acordo com seus desejos e necessidades. A plataforma vai além de oferecer produtos e atua como uma ponte entre compradores online e o comércio local.
2 – Larbor (Piscineiro Online), uma startup que oferece soluções tecnológicas para o tratamento de piscinas, usando Internet das Coisas (IoT) para monitorar e automatizar a qualidade da água. Isso garante gestão eficiente, custos reduzidos e piscinas sempre prontas para uso.
3 -Salez, a solução automatiza a qualificação de leads com Inteligência Artificial, que identifica as informações mais relevantes e entrega aos vendedores. Isso permite que a equipe comercial foque exclusivamente em fechar negócios, otimizando tempo e recursos ao eliminar a necessidade de pré-venda e primeiro contato com os leads.
4 -Celeste, a startup oferece transcrição automatizada em seis idiomas, além de resumos e comentários gerados por inteligência artificial. Em breve, a transcrição incluirá novas funcionalidades, como um chatbot, permitindo que clientes interajam com seus dados de voz. A empresa também está treinando um modelo de análise de sentimentos de voz em português.
5 – Vem Bumbar, plataforma de empregabilidade que apoia a inserção de imigrantes africanos negros e haitianos no mercado de trabalho brasileiro, através de treinamento profissional e de interaculturação. Saiba mais.
6- Go Out, Inteligência Artificial no WhatsApp dedicada à captação e prospecção de leads. O Go Out funciona como uma IA que indica ao usuário estabelecimentos ao seu redor com benefícios exclusivos, enquanto mapeia e entende quem são os leads desses mesmos estabelecimentos.
Para saber mais sobre o FGV Ventures, que é a primeira aceleradora universitária do Brasil, visite o site.
- Reforma tributária: 5 pontos de atenção para o e-commerce
- Caminhos para inovação da indústria brasileira em 2025
- Siemens Software abre diversas vagas de engenharia e tech no Brasil para este novo ano
- KPMG: 80% dos CEOs de consumo e varejo apostam no crescimento dos negócios
- 79% dos jovens são inseguros sobre suas habilidades quando estão procurando emprego