A Ocyan, empresa do setor de óleo e gás, realiza, no próximo dia 19 de fevereiro, o Demoday da 4ª edição do Ocyan Waves Challenge, programa de inovação aberta que tem como objetivo a conexão com startups para resolução de desafios internos da companhia. O eventocontará com a apresentação dos resultados de sete startups.
As startups passaram por um rigoroso processo de seleção, que envolveu cinco fases, e teve início com o mapeamento e inscrição de 188 startups, em abril de 2024. Destas, 87 foram avaliadas e 26 avançaram para a apresentação das startups numa pitch week, realizada em junho do ano passado.
As sete que mais se destacaram foram convidadas para a imersão e a execução dos projetos-piloto com duração de três meses, em parceria com a Ocyan. As startups e os respectivos desafios internos da companhia para os quais apresentarão seu projeto piloto no Demoday são os seguintes:
- Automatização de Análise Histórica de Licitações + Otimização na Tradução de Documentos: Tools.law
- Agilidade e Rastreabilidade no Gerenciamento de Contratos e Fluxo de Assinatura: netLex
- Integração e Inteligência em Dados de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Ocyan: Simple Safety
- Automatização de processos do Almoxarifado: Ledcorp
- Solução de Engajamento em Práticas de Saúde e Bem-estar: Avatar da Saúde
- Transformação Digital nas Permissões de Trabalho Offshore: Prothera
- Plataforma de engajamento dos integrantes da Ocyan: Beedoo
O Ocyan Waves Challenge é programa de conexão entre a Ocyan e startups maduras para resolução de desafios internos. Para as startups, o programa é uma oportunidade de testar sua tecnologia em ambiente real e conhecer na prática problemas de uma grande empresa do setor, além de terem a possibilidade de contratação como fornecedor ou co-desenvolver um produto junto à Ocyan.
“Nosso foco é em encontrar soluções inovadoras que realmente atendam às necessidades específicas da Ocyan e possam gerar impacto positivo em nossos processos. Cada piloto realizado nos permite avaliar o fit das soluções com os desafios enfrentados pela companhia, gerando resultados tangíveis que beneficiam ambas as partes. O Ocyan Waves Challenge é uma oportunidade de transformação mútua”, destaca Patricia Grabowsky, gerente executiva de Inovação e Pessoas da Ocyan.
Sobre os resultados do programa, a executiva ainda destaca que mais de 80% das startups que realizaram pilotos com a Ocyan foram contratadas: “Nossos resultados refletem o sucesso da iniciativa e o valor gerado para todos os envolvidos”, finaliza.
Ocyan Waves e reconhecimento do mercado
O Ocyan Waves já mapeou mais de 800 startups, com mais de 30 projetos-piloto executados, dos quais 80% deles seguiram para etapa de contratação.
A plataforma de inovação aberta da Ocyan, lançada em 2019, busca estimular o relacionamento da empresa com o ecossistema de startups, acelerando o processo de inovação por meio de dois programas: o Ocyan Waves Challenge e o Ocyan Waves Booster.
Com os resultados obtidos pelo Ocyan Waves, a Ocyan vem sendo reconhecida, desde 2021, entre as 100 empresas que melhor se relacionam com startups de acordo com o Ranking TOP Open Corps 2024, organizado pela 100 Open Startups. Em 2023, figurou como a segunda melhor empresa no mercado de petróleo e gás e foi reconhecida, no ano passado, como uma das cinco empresas mais engajadas em práticas de inovação aberta do setor.
- Com R$ 3 bi, BNDES e Finep lançam edital para atrair centros de PD&I ao Brasil
- Apesar de Millenials estarem mais empolgados em relação aos seus negócios, líderes de PMEs da Geração X têm maior expectativa de crescimento para 2025, aponta estudo
- Regulação da IA no Brasil: Um delicado equilíbrio entre inovação e proteção
- NuvemCommerce 2025: 77% dos varejistas online estão confiantes no crescimento de seus negócios
- Itaú abre inscrições para mestrandos e doutorandos atuarem em projetos do banco