Startup Inventa recebe aporte de US$ 55 milhões da Greylock Partners e mira em expansão de categorias

Compartilhar
Fernando Carrasco, Marcos Salama e Laura Camargo, cofundadores da Inventa

A startup Inventa, marketplace virtual que conecta pequenos e médios lojistas a indústrias de diversos segmentos, anuncia o recebimento de seu terceiro aporte em pouco mais de um ano de operação. No valor de 55 milhões de dólares, o equivalente a aproximadamente 260 milhões de reais, esta é a maior captação da empresa até aqui e reforça a confiança dos investidores em seu crescimento e modelo de negócios. Ela ocorre em uma rodada de investimentos Series B, liderada pelo fundo de venture capital Greylock Partners, na primeira aposta da gigante norte-americana em uma empresa brasileira, com histórico de injeções de capital em nomes como Airbnb, Facebook e Linkedin. Além da Greylock, os fundos de investimento Greenoaks, Andreessen Horowitz (a16z), Monashees, Founders Fund, Tiger Global, NXTP, ONEVC, MAYA, Pear VC, Avenir Growth e A* Capital também participaram da rodada.


Esta é a terceira rodada da Inventa desde sua fundação, em março de 2021, tendo captado um total de 405 milhões de reais até o momento, com recorrência dos fundos de investimento. Em janeiro, a startup captou 115 milhões de reais (20 milhões de dólares) em rodada Series A, liderada por a16z e Monashees. Antes disso, em outubro, havia captado uma rodada seed.


Expansão está na essência da Inventa, e a startup mira, agora, na ampliação de categorias. As gôndolas virtuais de Beleza & Bem-estar, Casa & Decoração e Mercearia vão ganhar, ainda este ano, o reforço de Acessórios, Bijuterias, Pets e Papelaria saltando de três para sete categorias. “Com este novo aporte vamos continuar a contratar grandes talentos em diversas áreas, como vendas e tecnologia; e ampliar nossa capacidade de execução e aprimoramento de projetos, possibilitando abrir espaço a mais varejistas e marcas fornecedoras”, revela o CEO e cofundador da Inventa, Marcos Salama, que carrega no currículo o MBA em Negócios na Universidade Stanford e o cargo de ex-executivo da Rappi.

Nos últimos meses, a empresa saltou de aproximadamente 20 mil para mais de 40 mil lojistas em todo o país, e de 400 para mais de 800 fornecedores, entre eles, nomes como Davene, Lovme, Ruby Rose, Vizet, Adversa e Pharma Natural, no setor de beleza e cosméticos; e Ki-Suco, Bio2, Bombay, Glup, Promix e Tivva, marcas de mercearia. Alguns dos fornecedores, inclusive, estão realizando grande parte das vendas B2B pela plataforma — exemplos disso são as marcas Goldko, Positiv.a, BS&CO, Mais Pura, We Nutz e Enova Foods. “A Inventa nos ajuda a vender mais e melhor e atualmente é um modelo seguro e representativo para os nossos negócios, tanto pelo reforço da nossa presença digital, quanto por ser um canal de atendimento ao pequeno e médio varejista que quer adquirir nossos produtos, servindo-os muito bem e de maneira mais eficiente”, avalia Dario Paré, diretor de operações da Adversa.


A Inventa ainda oferece um programa de indicação, no qual as marcas podem recomendar seus clientes para o site e ganham incentivos de 250 reais para cada um deles que realizar a primeira compra. Além disso, garantem descontos e atendimento exclusivos aos clientes, que ficam cada vez mais satisfeitos. A iniciativa tem escalado de maneira muito rápida, e as marcas enxergam cada vez mais valor em ter a Inventa como parceira no canal B2B.


Marcos Salama, CEO da Inventa, reforça que a startup utiliza tecnologia, dados e prazo de pagamento flexível para possibilitar um processo de compra mais inteligente e simples para pequenas empresas, no mercado B2B. “Observamos que os pequenos e médios empresários também estão em progressão para fazer compras de seus estoques on-line. Estamos liderando essa mudança, por meio de uma plataforma de conectividade, que recomenda produtos com base em dados reais de transações e fornece prazo para ajudar os lojistas a serem mais rentáveis e independentes.”


Nova identidade visual

Para comemorar um ano de atividade e o momento de expansão acelerada, a Inventa renova sua identidade visual, mais moderna e atualizada com os objetivos da empresa. “Esse passo traduz o momento de crescimento e a valorização dos nossos clientes, aqueles que realmente importam em nosso negócio. Buscamos transmitir a fluidez que acompanha a aposta no inédito, no diferente, e a premissa de que comprar no atacado deve ser simples, acessível e sem complexidade”, diz Marcos Salama.