A plataforma brasileira HotelQuando.com, que permite fazer reservas de 3h, 6h, 9h e 12h, pagando um preço justo pelo período da hospedagem, comemora a marca de mais de mil empresas cadastradas na plataforma. Entre as empresas clientes estão grandes corporações como Philips e Globo.com.
Diante do cenário de crise no País, empresas buscam soluções inteligentes oferecidas por startups para reduzir despesas. Segundo dados da ALAGEV (Associação Latino Americana de Gestores de Eventos e Viagens Corporativas), a receita das empresas que compõem as Atividades Características do Turismo de Negócios caiu pelo segundo ano consecutivo. Em 2015, a queda foi de 12,1% e em 2016, de 8,7%. Geralmente, consumo com viagens é a terceira despesa mais significativa para uma média ou grande empresa, perdendo somente para consumação com pessoal e tecnologia. De olho nesse mercado, a startup HotelQuando.com criou um sistema que permite a grandes corporações reservar um quarto de hotel somente por algumas horas, sendo, no máximo, por 12h.
“Estima-se que cerca de 40% das viagens a negócios no Brasil demandam só uma noite de hospedagem. E esse percentual tende a crescer, uma vez que as empresas estão encurtando as agendas e se adaptando às viagens express. Esse viajante passa o dia todo na rua e chega ao hotel somente para dormir, não necessitando de uma diária completa. Foi a partir desse levantamento que passamos a entender que a solução oferecida pela HotelQuando tinha um modelo de negócios ideal para o público corporativo”, comenta Max Campos, co-fundador e CEO da HotelQuando.
As empresas que utilizam a plataforma conseguem ter redução de 25% em despesas de hospedagens que demandam apenas uma noite. Para períodos menores de estadia, como 3 ou 6 horas, os viajantes corporativos conseguem economizar 50% do valor que pagariam na diária do hotel. Todas as reservas são realizadas pela própria plataforma do HotelQuando.com, disponível para web ou nos aplicativos para iOS e Android.
“Queremos que a HotelQuando se torne a maior provedora de hotéis para pequenas e médias empresas até o final de 2017. Com isso, e sem se esquecer das grandes corporações, pretendemos atingir a marca de 1.800 empresas até o final do ano”, destaca Campos.
Atualmente, a HotelQuando, conta mais de 700 hotéis parceiros em todo o Brasil, dentre eles grandes redes como Accor, Transamérica, Atlantica, Vert Hotéis, Blue Tree, Allia, Nobile e Deville. Já as principais empresas parceiras da HotelQuando são Philips, Globo.com, Stylux, Midhaus, dentre outras. Os destinos mais procurados pelos usuários corporativos são as grandes capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Brasília e Porto Alegre, tendo como interesse hotéis próximos a grandes centros comerciais, aeroportos e centros de convenções.