StartSe e JA Brasil realizam evento gratuito para ajudar empreendedores na criação de startups

Compartilhar

Projetar e dar vida a um novo negócio é o primeiro grande desafio do empreendedor. E foi para apoiar jovens que buscam colocar em prática suas ideias, que a organização social JA Brasil e a escola de negócios StartSe promovem a Jornada JA Startup. Trata-se de um evento online, aberto e gratuito inspirado em um curso homônimo já realizado pelas instituições. Mais breve, a nova iniciativa tem como intuito apresentar aos participantes de forma objetiva conceitos e modernas ferramentas de inovação, tecnologia e empreendedorismo, guiando-os no processo de criação de modelos de negócios disruptivos. O programa ocorrerá entre os dias 10 e 30 de novembro, com aulas, entrevistas e palestras ao vivo, sempre de terça a quinta-feira, das 17h às 18h.

Ao longo das três semanas do programa, os participantes terão a oportunidade de trabalhar em cima de uma ideia de startup que vislumbram, modular um produto e modelo de negócios e, ao final, apresentar o pitch da sua startup. Estes projetos, por sua vez, poderão ser inscritos no Desafio JA Startup, que premiará o melhor deles com uma bolsa para o programa online da Founder Institute, uma das maiores aceleradoras de startups em estágio inicial do mundo, sediada no Vale do Silício. Uma primeira seleção será realizada pelos próprios organizadores da Jornada e os dez com maior destaque passarão por um júri com a instituição americana.

Apesar de direcionado a jovens de 15 a 29 anos, não haverá qualquer limitação etária, geográfica ou de nível de escolaridade. As inscrições poderão ser realizadas entre os dias 27 de outubro e 10 de novembro, através do site jastartup.online.

As aulas serão ministradas ao vivo por profissionais da linha de frente da StartSe como Junior Borneli, fundador e CEO; Cristiano Kruel, head de inovação; e Pedro Englert, sócio. O programa também contará com a presença de lideranças e grandes empreendedores do mercado brasileiro.

“Sem dúvida alguma, damos mais um passo em prol do ensino empreendedor, apresentando a jovens de todo o Brasil conceitos ligados à inovação e essa nova economia, já tão presente em nosso dia a dia”, afirma Bety Tichauer, diretora superintendente da JA Brasil. “Firmamos ainda uma parceria com o Founder Institute, justamente para ampliar as possibilidades para que essas startups idealizadas durante o programa ganhem o mundo”, conclui.

Para a Head do programa JA Startup, Renata Tomazeli, a jornada é uma oportunidade mais abrangente para atender pessoas ainda não alcançadas pelo programa . “Nesta edição, não teremos restrições. A Jornada será aberta a todos que tenham interesse e queiram desenvolver as habilidades do agora. Lembrando que os empreendedores nunca tem todos os recursos ou prazos necessários, geralmente trabalham sem as condições ideais o que exige muita criatividade, determinação e resiliência. Exercitamos tudo isso no JA Startup”, diz.

Da ideia para a realidade

Camila Moyano, de 23 anosfoi uma das participantes do programa JA Startup realizado em agosto deste ano. Na ocasião, ela e seu namorado, Felipe Guerra, idealizaram a Feltroca, uma startup de trocas de brinquedos de feltro por assinatura. A iniciativa tem como objetivo incentivar nas crianças um novo olhar para o brincar, de modo mais consciente e sustentável para o planeta.

“Durante a pandemia, comecei a criar brinquedos de feltro como forma de distração, sem um propósito muito certo de negócio. Depois, ficamos sabendo do programa JA Startup e nos inscrevemos. O curso veio na hora certa e potencializou em nós o empreendedorismo. Passamos a acreditar e nos apaixonar pela Feltroca, um projeto totalmente inspirado no que a maternidade e paternidade trouxe para nossas vidas”, conta Camila, que é mãe de um menino de 5 anos.

Feltroca saiu do papel e atualmente atende famílias de dois bairros do Rio de Janeiro. A startup disponibiliza para os clientes dois planos de assinatura, que variam de R$ 20 a R$ 30 mensais, de acordo com a quantidade de trocas e de números de brinquedos disponibilizados para a criança.