SPRO implementa soluções SAP para gestão de risco de commodities

Compartilhar

A necessidade de uma gestão de riscos inerente ao cenário de commodities era uma ampla lacuna no mercado até a SAP, empresa alemã criadora do software de gestão de negócios SAP ERP, desenvolver um produto para suprir necessidades comuns no ramo. A empresa paranaense SPRO It Solutions, focada em soluções de TI para o agronegócio, foi escolhida para realizar a implantação desta ideia.

Por meio da integração da solução standard SAP Agicultural Contract Management e Commodities Management e quatro novos produtos complementares desenvolvidos pela SPRO (o Gestão de Pátio, o Trade Slip, o Cockpit Financeiro e o Gestão Logística), foi possível conceber um sistema que endossa a cadeia de originação de grãos mediante as mais diversas funcionalidades, como o gerenciamento de contratos de proteção de preços ou riscos e a montagem de planilhas, gráficos e painéis importantes na gestão.

Apresentadas por Luciano Mendes e Ederson Oliveira, durante uma palestra no SAP Fórum Brasil 2016 com orientações, alertas e resoluções acerca dos riscos de gerenciamentos de commodities, as soluções abarcam diversas etapas da cadeia de originação de grãos e, uma vez conectadas, rendem maior eficiência e lucratividade para as cooperativas, trandings ou cerealistas.
Uma amostra desse complexo é o Trade Slip, ferramenta desenvolvida em SAP Fiori, sendo multiplataforma e com funcionamento web, que oferece um registro simplificado do contrato de commodities, contendo informações relevantes de negócio, como cotações dos objetos de negociação e de moedas estrangeiras.

Segundo Mendes, tudo foi desenvolvido por meio de muita análise e estudo, sempre junto a um cliente de referência, que também atua na homologação dos produtos. “A SPRO, em parceria com a SAP, tem o papel de identificar as necessidades dos seus clientes, implantar as ferramentas standard, e quando é identificada uma demanda não prevista no backlog da SAP, entrar com um produto complementar”.