Spin Off de Goiânia projeta crescimento de R$ 3 milhões em 2016

Compartilhar

Em 1998, os empreendedores goianos Adalberto e Helenir Queiroz receberam de um importante cliente a missão de desenvolver uma tecnologia que se adequasse às necessidades de negócio no tocante à gestão da qualidade. Os até então sócios-fundadores da Multidata focaram nas necessidades do cliente para garantir um produto inovador no mercado, o DocNix. A partir do lançamento do produto, começava a ser desenhada a Acttive.

Com tecnologia e desenvolvimento 100% nacionais, o software conquistou rapidamente o mercado graças às suas funcionalidades que possibilitam o aumento do controle, o alinhamento estratégico entre as áreas, a análise e o monitoramento de processos e o gerenciamento de ações internas.

A expansão das oportunidades de negócios deu à Acttive o status de uma empresa dentro de outra empresa. “Sabíamos logo no início que rapidamente a Acttive poderia alçar voo solo. Contudo, era ainda preciso amadurecer a estrutura e estabelecer um plano efetivo para uma transição sem traumas”, conta Cecília Queiroz, diretora financeira da empresa e filha dos fundadores.

Para assegurar um crescimento sustentável e garantir robustez à futura operação individual da unidade de negócios, os sócios buscaram formas de financiamento. Com um empréstimo bancário, a Acttive passou a consolidar o seu projeto pautado na inovação e desenvolvimento de novas funcionalidades agregadas ao DocNix para conquistar uma base de clientes própria – o primeiro avanço para a independência. Novos investimentos também foram feitos como a ampliação da equipe, abertura de um escritório em São Paulo e estratégia de parcerias com o objetivo de conquistar clientes nas regiões Sudeste e Sul do país.

Um passo por vez

Apesar das boas perspectivas, os empreendedores foram cautelosos e mantiveram como foco consolidar a Acttive e realizar um spin off. “Em 2011, ainda sob o comando do mesmo corpo diretivo da Multidata, a empresa conquistou a maturidade esperada para se tornar uma operação individual”, explica Cecília Queiroz.

Nessa direção, a sociedade conquistou o reforço do sócio Antonio Neto, investidor que chegou à empresa com a missão de capitanear o projeto de expansão. Em 2015, a Acttive completou o ciclo de desvinculação e os sócios fundadores optaram por vender sua participação no Grupo Multidata para se dedicar integralmente ao conselho diretivo da Acttive.

Expansão à vista

Com projeção de crescimento extrapolando a marca dos 50%, a Acttive tem objetivos claros de se tornar o principal player do segmento de softwares para gestão da qualidade e de processos. Com o DNA da inovação, a empresa projeta expandir sua atuação de forma abrangente em todo o Brasil a partir da abertura de mais um escritório, no Mato Grosso, e do lançamento da nova interface e da versão mobile do DocNix. “Ajudamos as empresas a serem mais produtivas num momento em que cada centavo conta. É exatamente em anos de economia apertada que nossa oportunidade se amplia”, finaliza Cecília.