A Sonda IT, maior integradora latino-americana de soluções em Tecnologia da Informação, anuncia o seu Centro de Excelência voltado para a área de utilities no Brasil. A iniciativa apoiará as demais operações da integradora na América Latina de maneira consistente por meio do suporte à equipe de vendas regionais, além de assegurar a inovação tecnológica e a melhoria contínua dos padrões de prestação de serviço para o setor de utilities, compreendidos por empresas atuantes nos mercados de energia, saneamento e gás.
Na prática, a ideia é aprimorar ainda mais o atendimento a um segmento que busca constantemente a evolução tecnológica para melhorar a eficiência de seus serviços. O mercado de utilities representa um grande potencial de negócios para o setor de TI devido à procura latente dessas empresas por soluções que ajudam a disseminar os conceitos de Cidades Inteligentes e Smart Grids, seja no Brasil ou na América Latina. Para tanto, o Centro de Excelência vai agregar tecnologias com apelo em Nuvem, Mobilidade, Business Intelligence e Big Data, com o intuito de melhorar processos ligados à gestão comercial, técnica, além da dimensão regulatória, um dos principais desafios do setor.
Roberto Honda, gerente do Solution Center da Divisão de Utilities da Sonda IT, explica que o maior beneficiado com a iniciativa é o cliente, que poderá contar com uma equipe formada por profissionais com mais de 20 anos de experiência nos diversos processos de negócios das empresas do segmento.
“A criação do Centro de Excelência em Utilities reflete a valorização atual da Sonda pela jornada de experiência do cliente, promovendo em países latino-americanos o pleno atendimento das demandas que vêm sendo manifestadas no mercado com agilidade, customização no relacionamento e, principalmente, com a necessária expertise técnica”, diz Honda.
A nova frente também faz parte do plano de investimento da companhia para seu crescimento orgânico, que representa US$ 280 milhões dos US$ 790 milhões anunciados no começo deste ano para o biênio de 2016 a 2018. A estratégia visa levar ao mercado latino-americano uma oferta completa que possa atender a qualquer um dos dez países nos quais a Sonda atua. Além do Brasil, Chile, México, Costa Rica, Panamá, Venezuela, Colômbia, Peru, Uruguai e Argentina estão na rota do projeto.
Atualmente, só o núcleo de utilities da Sonda compreende mais de 16 milhões de unidades consumidoras, o que representa aproximadamente 40 milhões de habitantes, um número que a habilita a desenvolver produtos aderentes às necessidades de mercado em virtude de seu amplo conhecimento do setor.