Soluções da Aptiv focam no futuro da mobilidade

Compartilhar

A Aptiv, empresa global de tecnologia que desenvolve soluções que permitem o futuro da mobilidade, foi criada no final de 2017 com um objetivo audacioso: fazer do mundo um local mais seguro, ecológico e conectado do que nunca. Porém, com seus 100 anos de experiência em inovações no setor automotivo e um portfólio de produtos cuidadosamente desenvolvido para dar suporte ao cérebro e ao sistema nervoso do veículo, a Aptiv está pronta para entregar soluções que ajudarão a efetivamente alcançar essas metas.

A empresa é a única no mundo a oferecer às montadoras a solução completa em uma nova arquitetura veicular, com sistemas que funcionam como o cérebro – softwares e computação – e o sistema nervoso do carro – os sensores e a distribuição de energia e dados pelo veículo utilizando fios e conectores. É essa arquitetura que coloca a Aptiv em uma posição de liderança entre os veículos atuais e futuros, entregando avanços em potência, distribuição de dados, computação e software.

O cérebro é como o software do veículo, incluindo sistemas de condução autônoma, avançadas tecnologias de segurança, experiência dos ocupantes e transmissão de dados de alta performance. Essa plataforma entrega uma melhora considerável na potência da computação, permitindo a instalação dos equipamentos e serviços necessários para uma mobilidade inteligente. Assim como o cérebro não funciona sozinho, existe o sistema nervoso do veículo, responsável pela distribuição dos dados para os pontos certos na hora certa, de modo ágil e confiável.
A seguir, a Aptiv detalha como cada parte do sistema desempenha um papel fundamental na promessa da empresa de mudar o mundo.

Eletrificação

O primeiro passo da Aptiv visando criar um planeta mais “verde” está nos sistemas elétricos. “A eletrificação é uma das principais tendências do setor automotivo no mundo atualmente e a Aptiv conta com soluções para carregamento, conexões e distribuição para todos os tipos de veículos elétricos, dos leves aos pesados”, afirma Eric Carneiro, vice-presidente e diretor executivo da Aptiv para a América do Sul.

“Esses produtos combinados com nossas tecnologias para redução de peso, como chicotes com cabeamento de alumínio, nossas soluções de conectividade que permitem comboio de frotas de veículos autônomos e nossos sistemas inovadores de direção automatizada, colaboram com a redução no consumo de combustível e nas emissões de poluentes em escala global”, completa Carneiro.

Distribuição de dados

Outro aspecto relevante são os avanços recentes em sistemas de entretenimento, segurança ativa, sensores e componentes elétricos, que criam um volume cada vez maior de dados a serem distribuídos pelo veículo. “Lidar com esse problema é de extrema importância para entregar automóveis mais seguros e conectados, como exige o mundo atual. A Aptiv possui um amplo portfólio de soluções que atendem tanto os protocolos atuais da indústria automotiva quanto os futuros, como Ethernet e HDBaseT, sistema exigido pelas tecnologias mais recentes. Esses protocolos são parte integrante da nova arquitetura veicular inteligente, que será adotada pelos veículos à prova de falhas de amanhã, e a Aptiv está apta a oferecer todos eles”, completa Carneiro.

Computador central

A quantidade de informações transmitidas em um veículo é tão grande que, no tempo que você leva para piscar os olhos uma única vez, o sistema do carro processa ao todo 15.000 dados. Até 2020, esse número deverá aumentar para mais de 100.000 dados no tempo de um piscar de olhos. Por isso, coletar e distribuir todas essas informações exige um computador central de alto desempenho.

Pensando nisso, a Aptiv desenvolveu uma plataforma de segurança ativa, a primeira na indústria capaz de processar e tomar decisões 34 mil vezes mais rápido que o ser humano. Mas isso é só o começo, os carros precisam também se conectar de forma segura com o ambiente ao seu redor e a Aptiv, mais uma vez, está atenta às demandas do mercado, com soluções que fornecem a potência necessária para essa conexão de dados de alta performance e ainda atendem às mais rigorosas exigências de segurança e cibersegurança da indústria automotiva.

Cada vez mais, os carros estão se tornando capazes de executar softwares complexos tão rapidamente quanto um servidor, e o computador central da Aptiv permite que as montadoras desenvolvam um software independentemente do hardware. Com isso, os proprietários podem atualizar as funcionalidades do veículo sem precisar trocar de carro.

Software

Os carros estão se tornando também cada vez mais dependentes do software, responsável pela maior parte das funções do veículo. Por isso, a Aptiv possui mais de 6.000 engenheiros em todo o mundo focados em desenvolver softwares mais complexos, que permitem o uso da tecnologia de Inteligência Artificial e de aprendizado das máquinas, levando às novas experiências dos ocupantes dentro do veículo e às aplicações autônomas. Até 2021, a empresa expandirá o quadro de colaboradores para mais de 8.000 engenheiros.

Em resumo: eletrificação, distribuição de dados, computador central e software são algumas das áreas em que a expertise da Aptiv ajuda a criar um mundo mais seguro, limpo e conectado. A mobilidade tem o poder de mudar o mundo e, ao integrar cérebro e sistema nervoso do veículo à sua ampla experiência em integração de sistemas e software, a empresa também tem o poder de mudar a mobilidade.