SLC Ventures anuncia primeiro investimento

Compartilhar

A SLC Ventures, braço da SLC Agrícola criado para investir em novos modelos de negócio digitais com foco no “dentro da porteira”, anuncia seu primeiro aporte. Os recursos foram direcionados à Aegro, startup fundada em 2014 e que comercializa software para a gestão de fazendas. O aporte é o primeiro passo da SLC Ventures em seu objetivo de criar um portfólio de investimentos de longo prazo que “represente o futuro do agro”.

“As transformações de modelo de negócio e o consequente redesenho da cadeia de valor do agronegócio que estamos observando são impressionantes. A Aegro é uma das histórias de sucesso recentes: são vencedores em entregar software de gestão para os produtores que ainda não usam essa ferramenta, a preços competitivos, e com interface intuitiva. A escalabilidade dessa plataforma é imensa, e visão de negócio dos empreendedores é fantástica”, disse Frederico Logemann, Head de Inovação da SLC Agrícola.

O aporte na Aegro, que já está na terceira rodada de captação de recursos, envolve outros players de Venture Capital já estabelecidos, como SP Ventures e ABSeed, e envolveu investimento total de R﹩ 12 milhões. Com os recursos, a startup pretende avançar em uma nova onda de sua plataforma, ampliando as soluções oferecidas para facilitar acesso a crédito, seguros e contas digitais.

“Nosso apoio à Aegro irá muito além do aporte financeiro: queremos aproximá-los da SLC e apoiá-los em várias frentes de gestão nas quais desenvolvemos know-how. Essa é a nossa tese de Corporate Venture Capital: investir em negócio nos quais possamos dar uma contribuição, e com os quais possamos aprender também. Isso está alinhado ao nosso Sonho Grande, que é impactar positivamente gerações futuras, com liderança mundial em eficiência e respeito ao planeta”, complementou Carlos Aranha, Ecosystem Leader da SLC, e que analisa os potenciais investimentos ao lado de Logemann.

A Aegro se notabilizou pelo sistema de gestão agrícola que ficou conhecido pela facilidade de uso e custo competitivo, e já se espalhou para mais de quatro mil fazendas e espalhadas por 20 estados brasileiros. A solução permite que os agricultores controlem seus principais processos agrícolas e comerciais de maneira integrada, facilitando a tomada de decisões.

Iniciativas em inovação e digitalização no campo

A criação da SLC Ventures veio como derivação de iniciativas anteriores voltadas à conexão com startups e ao fomento ao intraempreendedorismo dentro da SLC. Em 2020, a empresa realizou a segunda edição do AgroExponencial, programa de conexão com startups para solucionar desafios internos de forma eficaz e inovadora em atividades operacionais e administrativas da empresa. Das 172 empresas inscritas, foram realizadas 6 provas de conceito com o apoio de squads internos, e originaram 4 rollouts (uso ampliado da solução). A terceira edição do AgroExponencial será realizada no segundo semestre deste ano e deverá ter uma perna internacional.

A SLC Ventures tem dois eixos de atuação: um para investimento direto nas startups, como é o caso da Aegro, e outro focado na seleção e incubação de projetos de negócio de alto impacto, a serem desenvolvidos em ambiente apartado das operações agrícolas, o chamado “Venture Builder“.

Na área de inovação, a SLC Agrícola está realizando diversos movimentos, como o espaço no Instituto Caldeira, hub de inovação localizado em Porto Alegre (RS), voltado a fomentar a troca de conhecimento entre os diversos agentes do ecossistema inovador, o que traz ganhos para toda a economia gaúcha e brasileira e o Ideias&Resultados, que promove a inovação entre os colaboradores por meio de capacitações e formações em metodologias de inovação. Essa iniciativa contou com cerca de 200 ideias apresentadas em 2020, das quais seis já estão sendo aplicadas nos negócios da empresa.