Siemens investirá 1 bilhão de euros na Alemanha e criará projeto para metaverso industrial na região metropolitana de Nuremberg

Compartilhar
Antes das obras de construção começarem, os prédios do novo Campus de Tecnologia em Erlangen, na Alemanha, serão planejados com o Gêmeo Digital. Foto: Divulgação

A Siemens está executando rigorosamente sua estratégia de investimento de 2 bilhões de euros anunciada em junho deste ano. Deste montante, a companhia destinará cerca de 1 bilhão de euros na Alemanha para reforçar a potência inovadora do País.
 

Na presença do chanceler alemão Olaf Scholz, a empresa anunciou a criação de seu novo Campus de Tecnologia em Erlangen, com um montante de cerca de 500 milhões de euros para expandir sua capacidade de desenvolvimento e produção. Como resultado, a Siemens está transformando Erlangen em um centro global de pesquisa e desenvolvimento, com um núcleo de atividades tecnológicas globais para o metaverso industrial. Essas etapas permitirão que a Siemens acelere o seu crescimento geral, impulsione a inovação e aumente sua resiliência.
 

Os investimentos anunciados focam principalmente em novas capacidades de produção, laboratórios de inovação, centros educacionais e outras unidades da Siemens. Também reforçam o compromisso da Siemens com a região metropolitana de Nuremberg.

Com cerca de 3.500 funcionários, a unidade atual já abriga uma fábrica de nível mundial para produtos-chave em automação industrial e digitalização. Hoje, a produção em Erlangen já é altamente automatizada, com pessoas e robôs trabalhando lado a lado. Por meio desse investimento, a Siemens está criando um projeto para o metaverso industrial, uma representação virtual do mundo real – fotorrealista, baseado em física e em tempo real. O uso direcionado de dados físicos relevantes e a aplicação de inteligência artificial estão criando a geração de alta tecnologia, que produz mais sustentabilidade e pode responder com flexibilidade às mudanças do mercado.
 

“Este investimento é um grande sinalizador da Alemanha como um local de inovação e produção. A fábrica de última geração que está sendo construída em Erlangen é um bom exemplo de como nossa economia está se movendo em direção a um futuro neutro em termos de clima – como um forte país industrial e bons empregos sustentáveis”, destaca o chanceler alemão Olaf Scholz.
 

Roland Busch, presidente e CEO da Siemens AG, reforça que a Siemens está apostando na inovação na Alemanha e lançando a próxima etapa da digitalização, criando a base para o metaverso industrial na região metropolitana de Nuremberg. “Aqui, no novo campus, combinamos os mundos real e digital. Junto com parceiros, estamos desenvolvendo novas tecnologias digitais no metaverso e revolucionando a forma como produziremos no futuro – com muito mais eficiência, flexibilidade e sustentabilidade”.

Novo campus combina desenvolvimento e produção de alta tecnologia
 

O campus – que será construído na zona oeste de Erlangen – se concentrará na produção de alta tecnologia sustentável e voltada para o futuro, atividades relacionadas à pesquisa e desenvolvimento e a abertura do local para um ecossistema de parceiros das comunidades científica e empresarial. O plano de investimento para o local também prevê a conversão de instalações existentes e a expansão.
 

Antes das obras de construção começarem, os novos prédios de pesquisa e desenvolvimento, produção e logística serão planejados e simulados no mundo digital para, então, serem implementados no mundo real. No processo, uma réplica exata é criada no mundo digital, na qual todo o layout fabril existente é otimizado e posteriormente reajustado no mundo real por meio do metaverso industrial. A fábrica de Erlangen produz componentes de eletrônica de potência e controles de máquina-ferramenta para a construção de máquinas, que são elementos-chave da economia e da indústria da Alemanha.
 

O investimento é outro ponto importante da estratégia da Siemens para combinar os mundos real e digital. A empresa está transformando sua unidade de Erlangen em um hub para conceitos de produção digital – por exemplo, por meio do uso do metaverso industrial e de tecnologias modernas, como impressão 3D industrial e eletrônica de potência inovadora. Além disso, os colaboradores estão aprimorando suas habilidades por meio de conceitos de trabalho e treinamento voltados para o futuro (NextWork), não apenas para se prepararem para a transformação digital do mundo do trabalho, mas também para moldá-lo ativamente.
 

Local ambientalmente sustentável
 

A expansão de Erlangen é baseada em um conceito de sustentabilidade e energia abrangente, voltado para o futuro. Com aproximadamente 200 mil metros quadrados de área, o espaço está sendo rigorosamente projetado para ser um local com zero emissões que atenda aos mais altos critérios de sustentabilidade. Os planos incluem uma infraestrutura de energia inovadora, fornecimento de energia verde e armazenamento de energia em parceria com a prefeitura de Erlangen, além do uso extensivo das soluções digitais e sustentáveis de tecnologia predial da Siemens. O novo campus em Erlangen será implementado pela Siemens Real Estate, o braço imobiliário da empresa.
 

Fortalecimento da Alemanha como país industrial
 

A Alemanha é o mercado doméstico da Siemens AG e um dos locais mais importantes do mundo para a produção, pesquisa, desenvolvimento e emprego. A companhia de tecnologia emprega cerca de 86 mil pessoas no País, incluindo cerca de 38.500 na região metropolitana. Graças aos seus investimentos, a empresa está novamente contribuindo para o desenvolvimento da cidade de Erlangen. A região metropolitana de Nuremberg, por sua vez, está se comprometendo com a Baviera como um local de alta tecnologia, apostando na viabilidade futura e na força inovadora da região como área industrial para entregar seus produtos para o mundo inteiro.
 

Como parte de sua estratégia de investimento global de cerca de 2 bilhões de euros, a Siemens
anunciou planos em regiões como EUA, China e o Sudeste Asiático. No início da semana, a empresa apresentou seu mais recente projeto de investimento: a construção de uma nova sede na Espanha com recursos avaliados em 160 milhões de euros.