A Siemens, uma das líderes mundiais em soluções de digitalização, infraestrutura, automação, drives e softwares para a indústria, apresenta durante a Feira de Hannover seu portfólio para a Fábrica Digital. Em uma entrevista coletiva do evento alemão no dia 23 de abril, Klaus Helmrich, membro do Conselho de Administração da Siemens AG, destacou que “com a implementação das soluções para a Fábrica Digital, os usuários e clientes podem aproveitar todo o potencial da Indústria 4.0”.
No estande D35 de 3.500 m2 no pavilhão 9 da feira, a Siemens usa o lema “Fábrica Digital – Implemente agora” para mostrar como as empresas de qualquer porte podem usar o portfólio de produtos e soluções para Fábrica Digital em vários setores para garantir vantagens competitivas reais. “Com as nossas soluções, nossos clientes já se beneficiam de maior flexibilidade, menores prazos para colocar produtos no mercado, maior eficiência e melhor qualidade, e tudo isso com as operações em andamento. Dessa forma, eles estão comprovando os benefícios e o valor agregado que a Siemens Digital Enterprise oferece para as indústrias de processos e manufaturas variados”, disse Helmrich.
O foco está no aumento da variedade de soluções para a Fábrica Digital, incluindo soluções que apresentam maior flexibilidade para projetos, processos de fabricação e estruturas. Isso inclui soluções para gêmeos digitais, que são usados para criar um modelo virtual holístico da cadeia de valor, além do portfólio de automação líder mundial da Siemens e o MindSphere, sistema operacional de IoT aberto na nuvem. Conectar-se ao MindSphere é um dos aspectos fundamentais dos novos modelos de negócios orientados por dados para os clientes. “Com a criação do MindSphere World, demos mais um passo para expandir o ecossistema em torno do MindSphere com nossos clientes e parceiros. Para os nossos clientes, o sistema operacional MindSphere IoT fornece acesso a novas dimensões de conectividade e análise de dados. Além disso, o Conselho de Administração do MindSphere World já aprovou 16 novos candidatos que pretendem participar da associação”, afirmou Helmrich.
Para o desenvolvimento de aplicativos na nuvem, a Siemens também está abrindo novos caminhos na Feira de Hannover, onde – com clientes e parceiros – apresenta os mais recentes desenvolvimentos e aplicativos para o MindSphere Além disso, como parte do MindSphere Open Space Challenge, desenvolvedores e startups externos estão colaborando na criação de abordagens criativas para novas soluções e modelos de negócios baseados no MindSphere.
Na Feira de Hannover, a Siemens também apresenta aplicativos de dadoss; por exemplo, com o conceito Siemens Industrial Edge, uma solução que permite aos usuários aproveitar, localmente, funcionalidade estendida e maior desempenho, combinados com controle total sobre os dados. Na área de manufatura aditiva, a Siemens oferece um portfólio totalmente integrado e um mercado virtual – a Siemens Additive Manufacturing Network. Aqui, diferentes empresas, incluindo fornecedores, usuários atuais e clientes potenciais de soluções de impressão 3D, podem entrar em contato e estabelecer relações comerciais.
Na era da digitalização, garantir um nível adequado de cibersegurança é um pré-requisito para proteger dados confidenciais. Quando se trata de cibersegurança para aplicativos e infraestruturas industriais, a Siemens continua promovendo avanços e, com base no conceito “defesa em profundidade”, a empresa está disponibilizando um amplo portfólio de produtos e serviços para o setor industrial. Esse portfólio fornece soluções de segurança para instalações e redes, assim como para integridade de sistemas.
Na Feira de Hannover 2018, a Siemens usa a indústria automotiva como exemplo para ilustrar como a flexibilidade no projeto e a eficiência na fabricação de veículos podem se beneficiar da digitalização. O portfólio para Fábrica Digital oferece as soluções necessárias para obter esses benefícios, incluindo aspectos como a integração total de cada estágio da produção e o desenvolvimento de uma base uniforme para os dados, do projeto do carro ao planejamento da produção e fabricação do carro, além da prestação de serviços de acompanhamento. Isso se aplica tanto à construção de novas instalações de produção quanto à modernização das fábricas existentes, principalmente quando se trata de expandir o portfólio para incluir veículos elétricos e híbridos.
A transformação digital da indústria de processamento já está em pleno andamento. A Siemens oferece o portfólio necessário de soluções com hardware e software integrados, permitindo que empresas de qualquer porte implementem a digitalização. No estande da Siemens, os visitantes da feira podem ver como o cliente Dulux usa com sucesso o portfólio de soluções digitais da Siemens na primeira fábrica digital de tintas. Um modelo virtual da fábrica real – o chamado “gêmeo digital” – oferece aos operadores da fábrica, como a Dulux, flexibilidade para atender rapidamente às exigências do mercado em constante mudança, por exemplo, realizando a produção de tintas nas cores da moda ou em lotes menores.
A indústria aeroespacial é considerada altamente avançada em termos de transformação digital. A grande procura por seus produtos só pode ser atendida com aumentos de produtividade gerados por por um alto nível de automação combinado com ferramentas e fluxos de trabalho digitais. Com o portfólio voltado para Fábrica Digital da Siemens, as empresas de pequeno, médio e grande porte podem obter essas melhorias para garantir competitividade internacional. Um nível maior de flexibilidade possibilita a fabricação eficiente de modelos cada vez mais diversos , mesmo quando são produzidos em quantidades menores. Na Feira de Hannover 2018, a Siemens exibe exemplos concretos para demonstrar essas capacidades.