A Sensedia, especialista em APIs (Application Programming Interfaces) conquistou um crescimento de 75% em 2016, comparado a 2015. A receita do ano será de 20 milhões de reais e a companhia, mesmo completando 10 anos de fundação no próximo mês, conserva a cultura de startup. Mantendo o forte ritmo de crescimento no Brasil, a empresa também quer levar suas soluções para o mercado internacional.
No centro dos negócios da Sensedia, as APIs habilitam novas experiências digitais e aceleram conexões com parceiros na cadeia de valor das empresas. Essa tecnologia é essencial para as empresas investirem em inovação aberta e se posicionarem como plataformas. No Brasil, a Sensedia já auxilia grandes empresas de diversos segmentos a transformar seus negócios e, no próximo ano irá levar suas soluções de API Management aos Estados Unidos e Japão em parceria com a CI&T, multinacional brasileira de TI e sócia da Sensedia. Em 2017, a empresa também vai implantar uma estratégia de canais para expandir sua presença em nichos e segmentos em que não está presente atualmente.
Os 10 anos de mercado trouxeram ainda maturidade para ampliar os investimentos em tecnologia e desenvolvimento. “Nossa plataforma de gerenciamento de APIs evoluiu bastante em 2016 influenciada principalmente pela alta demanda dos clientes. Segurança, fluxos complexos de integração, User Experience e produtividade estão entre os principais drivers que direcionam o roadmap da plataforma da Sensedia”, afirma Kleber Bacili, CEO da empresa. Além disso, a empresa intensificou o trabalho de Customer Success, com uma equipe focada em trabalhar lado a lado com os clientes e ajudá-los a obter sucesso em suas estratégias de API.
A Sensedia também investe na contratação de colaboradores para atuar em diversas frentes e mudou de escritório em Campinas para uma base muito mais ampla e alinhada com a cultura de inovação da empresa. Atualmente, são 120 funcionários divididos entre a sede de Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro. “Nos processos internos, adotamos o conceito de Squads difundido pelo Spotify para a cultura e organização das equipes de produto. Além disso, passamos a usar intensamente a metodologia de design sprints difundida pela Google Ventures cujo objetivo é criar soluções muito mais centradas nos problemas reais dos clientes”, conta Bacili.
O mercado de APIs aquecido no mundo e no Brasil tem impulsionado os negócios da Sensedia, que em 2016 conquistou novos clientes, líderes em seus segmentos, como Azul, Natura, Tribanco, Insper, TV Globo e DPaschoal. A companhia é líder em viabilizar estratégia de APIs de marketplaces, atendendo os maiores do País, Extra, PontoFrio e Casas Bahia. Ratificando sua expertise no setor, a empresa foi considerada como Visionária pela consultoria Gartner, no Quadrante Mágico de Full Lifecycle API Management, e como Strong Performer no Forrester Wave de API Management Solutions – ambos lançados no segundo semestre de 2016.
E pelo segundo ano consecutivo, a Sensedia realizou o evento APIX (API Experience) que teve mais de 500 participantes em trilhas técnicas e de negócio. Estiveram presentes palestrantes e empresas de renome como Silvio Meira, Cristina De Luca, Luiza Labs (Magazine Luiza), Fitbit, TV Globo, Google entre outras. A edição de 2017 já está sendo preparada e acontecerá em junho para mais de 650 líderes e gestores de TI e Transformação Digital. A conferência, a maior do tipo na América Latina, fortalece o posicionamento da Sensedia como referência em APIs no Brasil.