Finalistas do Programa Mind 4.0, do Sebrae Minas, desenvolvem soluções sob medida para problemas reais de logística e controle de estoques da Vallourec
Seis startups chegaram à final do Programa Mind 4.0, parceria entre a Vallourec e o Sebrae Minas. Lançado em junho do ano passado, o programa estimulou o desenvolvimento de soluções inovadoras para três desafios específicos da Vallourec, relacionados a processos logísticos, de movimentação e controle de estoques. Dentre as 26 empresas inscritas e selecionadas para participarem do programa, as que mais se aproximaram da resolução dos desafios propostos foram a Minas RFID, a Mogai, a Logmax, a M&S, a ODM e a Zara Falcão, todas atuantes no mercado de tecnologia da informação e startups.
As seis finalistas receberam mentorias e orientações para o aprimoramento das soluções propostas, ajustando os projetos às demandas da Vallourec. Os protótipos já foram apresentados à empresa e têm chances reais de serem implementados. “Há uma expectativa de que a empresa feche negócios com startups finalistas”, adianta Márcia Valéria Machado, gerente da Unidade de Indústria do Sebrae Minas.
Das 26 startups inscritas no programa, 13 foram selecionadas para o Bootcamp, momento de imersão em que os candidatos demonstram a capacidade empreendedora, estruturação da empresa no mercado, know-how e criatividade para resolução dos desafios. Das 13, seis foram selecionadas para a fase de desenvolvimento e prototipagem das soluções.
Além de incentivar a criação de soluções inovadoras para problemas reais da indústria mineira, o Mind 4.0 proporciona a inserção de micro e pequenas empresas do estado na cadeia de valor de grandes empresas. “O projeto também estimulou a interação entre esses pequenos negócios e o ecossistema nacional de startups, o que favorece parcerias para atendimento a futuras demandas da indústria nacional”, acrescenta Márcia Valéria.
O Programa Mind 4.0, criado pelo Sebrae Minas, é inspirado no conceito de Indústria 4.0 ou 4ª Revolução Industrial, uma referência ao contexto atual do setor, marcado pelos impactos da transformação digital. O objetivo do programa é estimular a inovação na indústria mineira e, ao mesmo tempo, impulsionar novos negócios para pequenas empresas de base tecnológica.