São Paulo sedia primeiro encontro do mercado de internet entre Brasil e China

Compartilhar

A agência de promoção de negócios digitais entre Brasil e China, CBIPA – China Brazil Internet Promotion Agency realiza, no dia 30 de maio, no WTC, em São Paulo, o maior encontro já feito entre executivos da indústria de internet dos dois países, o Chinnovation 2017.

Dezenas de executivos de grandes companhias online, analistas financeiros, investidores e gestores de fundos de investimento estarão em São Paulo, na data, para apresentar cases de inovação da indústria digital chinesa e para identificar oportunidades de parcerias e investimentos no Brasil. Entre os brasileiros, participarão 400 fundadores de empresas de tecnologia e chief experience officers (CXOs) de startups de sucesso para troca de experiências, networking e aprendizado com seus pares asiáticos.

Maior parceiro comercial do Brasil desde o início dos anos 2000, a China é também o maior mercado de internet do mundo, não só em número de usuários, mas também em itens como fonte de capital de risco e faturamento com comércio eletrônico e pagamentos móveis.

Veja, abaixo, alguns números de mercado sobre o desenvolvimento da indústria chinesa de internet:

– Maior mercado online do mundo: 700 milhões de usuários

– Maior e-commerce do mundo: U$ 3.1 tri (182 vezes mais que o Brasil)

– Maior mercado de mobile payment: 200 Mi de usuários que movimentam U$ 235 Bi

– Maior fonte de venture funding do mundo: U$ 100 bilhões só em 2016

– Sede de 4 das 10 maiores empresas de internet do mundo (capital aberto na NASDAQ)

– Sede de 4 das 10 maiores unicorns do nundo (startups com valor de mercado superior a US$ 1 bilhão).

A agenda do evento conta com um dia todo de debates e palestras de especialistas chineses e brasileiros, seguidos por outros quatro dias de reuniões entre as partes. Segundo In Hsieh, CEO da CBIPA, há negociações avançadas não só com fundos chineses e grandes empresas online daquele país, como também com autoridades dos dois governos. “Há um grande interesse tanto do governo do Brasil quanto de autoridades chinesas em colocar as parcerias digitais entre os dois países no mesmo nível em que as colaborações na área de commodities e infraestrutura atingiram, nos últimos anos”, diz Hsieh.

De acordo com Yan Di, country manager do Baidu no Brasil e presidente da CBIPA, o evento permitirá destravar investimentos bilaterais no setor digital e abrir centenas de oportunidades para empresas nacionais. “O Brasil é o quinto maior mercado mundial em número de usuários conectados e um parceiro natural para empresas chinesas, embora ainda exista carência de conhecimento mútuo entre as partes, lacuna que o Chinnovation e a CBIPA ajudarão a preencher”, afirma Di.