Para fomentar o ecossistema de inovação, a RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) lançou uma chamada pública para apoiar o desenvolvimento de novas soluções na área de cibersegurança. O objetivo principal é criar ferramentas para ajudar na formação dos alunos do programa Hackers do Bem, iniciativa inédita que vai capacitar pelo menos 30 mil profissionais.
“Além da capacitação de profissionais, o Hackers do Bem quer desenvolver um ecossistema de pesquisa e inovação em cibersegurança, para avançar o estado-da-arte e fomentar novas oportunidades de empreendedorismo na área. Essa chamada é um dos primeiros passos nesta direção”, informa Lisandro Zambenedetti Granville, diretor-adjunto de Gestão de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação na RNP.
Interessados em participar da chamada devem se inscrever neste link até 16 de agosto. Como a chamada é destinada à comunidade acadêmica especializada em segurança cibernética, é necessário que cada equipe seja liderada por um pesquisador filiado a uma instituição de ensino pública ou privada. Esses grupos deverão ser compostos de um coordenador acadêmico e uma equipe de bolsistas colaboradores.
Os projetos aprovados serão remunerados por meio do Programa de Bolsas de Incentivo à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da RNP. Cada grupo terá direito a bolsas no valor de R$11 mil/mês, durante 12 meses, e acesso a recursos computacional e os testbeds oferecido pela RNP. O edital completo pode ser visto aqui.
A RNP espera que sejam apresentadas propostas que tragam soluções como simuladores de código aberto, emuladores de ambiente de ataques, geradores de conjuntos de dados e outros tipos – tudo visando a tornar o ambiente de ensino do Hackers do Bem o mais efetivo possível.
A RNP ainda irá promover duas web-conferências públicas para tirar dúvidas sobre a chamada, em 10 de julho, às 10h, e em 14 de agosto, às 14h. Elas poderão ser assistidas neste link.
Os resultados da chamada serão divulgados em 23 de agosto. O início dos trabalhos está marcado para 1º de setembro, com duração de 12 meses.
Hackers do Bem
Lançado em maio pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o programa Hackers do Bem visa qualificar mais de 30 mil profissionais em segurança da informação e privacidade, áreas que enfrentam um problema de escassez de pessoal qualificado no país. A iniciativa, que conta com coordenação da Softex, será executada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) em parceria com o SENAI-SP. Outra frente do Hackers do Bem é a de apoio a projetos de inovação. O programa abrirá chamadas para projetos de PD&I em cibersegurança, para que laboratórios de pesquisa e startups desenvolvam novos produtos e serviços.
Totalmente gratuito, o programa inicialmente oferecerá cinco cursos nos níveis de nivelamento, básico, fundamental, especializado e residência tecnológica. O público-alvo do programa são estudantes do ensino técnico, médio e superior. Além deles, poderão participar ainda profissionais da área de tecnologia que buscam especialização e quem quiser migrar de área. O Senai-SP e a Escola Superior de Redes (ESR), unidade de ensino da RNP, ficarão responsáveis pela coordenação dos cursos.