Residentes do Einstein utilizam óculos de realidade virtual para treinar cirurgias ortopédicas

Compartilhar

Tecnologia da J&J MedTech permite estudantes praticarem diferentes técnicas cirúrgicas com maior frequência e segurança

Em sintonia com os avanços da tecnologia no treinamento de profissionais de saúde, o Einstein incorporou um novo dispositivo que permite aos residentes experimentarem como realizar algumas cirurgias ortopédicas. Com os óculos de realidade virtual modelo Business (2.0), da Meta, viabilizados pela Johnson & Johnson MedTech, os estudantes podem treinar procedimentos cirúrgicos no quadril, joelho, fêmur e coluna, entre outros, de forma reiterada e segura.

Os novos óculos utilizados nas salas de aula do Einstein inserem os futuros profissionais em centros cirúrgicos virtuais. Cada passo das cirurgias é feito com cuidado e atenção, mesmo não se tratando de procedimentos reais.

Mario Lenza, gerente médico de ortopedia e professor da graduação em medicina do Einstein, destaca: “Um dos principais benefícios do uso dessa tecnologia é a não exposição do paciente a um médico que ainda está em treinamento. O residente pode repetir as cirurgias quantas vezes quiser, o que contribui para fixar as técnicas, e não depende da entrada de pacientes com determinadas doenças ortopédicas para ter contato com os procedimentos”.

O estudante Felipe Azevedo, do 4º ano da graduação em Medicina do Einstein, conta a experiência de usar os óculos. “Podemos treinar com confiança, sem riscos, até podermos participar de uma cirurgia convencional”, diz.

Além do uso individual, a tecnologia possui um modo colaborativo, em que duas ou mais pessoas podem entrar simultaneamente no ambiente virtual. Nessas situações, um preceptor da residência consegue acompanhar grupos de até três estudantes, que revezam as funções durante a cirurgia virtual, e o restante da turma acompanha tudo em tempo real, pelas telas instaladas na sala de aula.

Segundo Lenza, os óculos também serão empregados pelo Einstein em pesquisas para avaliar os impactos da realidade virtual na formação médica.