Relatório TMF Group : três em cada cinco multinacionais estão falhando na proteção dos dados da folha de pagamento

Compartilhar

A TMF Group, prestadora de serviços globais que opera em mais de 80 países, acaba de anunciar o resultado da Pesquisa Global de Gestão de Folhas de Pagamento 2016, que entrevistou 165 empresas multinacionais para descobrir como elas estão organizadas para gerenciar a folha de pagamentos global e quais protocolos são usados para facilitar a transação de dados confidenciais entre fronteiras. Compilado pela Bloomberg BNA, o relatório consultou tomadores de decisões experientes de organizações de diversos portes, desde empresas com operações em apenas dois mercados internacionais até outras com presença em mais de seis países.

Segurança de dados

Quase metade dos entrevistados (49%) revelou que ainda usa o conhecido, mas inseguro, e-mail para comunicações relativas à folha de pagamento, com este número aumentando para quase dois terços (61%) entre as organizações que operam em seis ou mais países.

Além disso, apesar dos progressos na implementação de meios de transferências de dados mais seguros, quase um quarto dos entrevistados (23%) disse que não modifica seus procedimentos de comunicação entre países por motivos de segurança.

Equilibrando necessidades locais e globais

O estudo ainda explorou o desafio de manter a consistência global nos relatórios e na gestão da folha de pagamento, ao mesmo tempo em que se mantém a segurança e a conformidade com os requisitos locais. Os entrevistados classificaram o grau de dificuldade de diversas atividades centrais relativas à folha de pagamento, usando uma escala que ia de fácil a difícil. Confira abaixo as cinco áreas classificadas como as mais desafiadoras (entre difícil/muito difícil):

1. Trabalhar com diversos fornecedores de folha de pagamento em diferentes localidades;

2. Assegurar que as operações de folha de pagamento estejam em conformidade com as regras e a legislação locais;

3. Criar relatórios gerenciais a partir de dados de folha de pagamento em formatos e de países diferentes;

4. Autorizar e controlar o processo da folha de pagamento;

5. Seguir diferentes processos de aprovação de folha de pagamento.

O diretor para as Américas da TMF Group, Raimundo Diaz, comenta os resultados da pesquisa: “fica claro que quanto maior o número de países em que uma organização opera, mais difícil é coordenar a atividade da folha de pagamento e manter uma abordagem global consistente. No entanto, o número de grandes empresas que ainda compartilha dados de folha de pagamento por e-mail – e o risco inerente que isso causa para um negócio – foi uma grande surpresa”. Diaz ainda revela que “equilibrar as necessidades globais de comunicação de uma organização enquanto se atende aos requisitos locais pode ser um desafio muito complexo para as empresas. Acrescente isso ao fator complicador de trabalhar com diversos fornecedores de folha de pagamento, em diferentes línguas e moedas, e fica fácil entender porque mais da metade (56%) das organizações pesquisadas está tentando adotar soluções baseadas em tecnologia para entregar holerites ou pagar a remuneração dos seus funcionários no futuro”.

A TMF Group presta uma ampla gama de serviços relacionados à folha de pagamento e foi reconhecida como melhor prestadora de serviços da América Latina para cálculo de folha de pagamento terceirizado na “Matriz PEAK de Avaliação Multipaís das Folhas de Pagamento” da Everest (2015).

Para ter acesso ao relatório completo ou saber mais sobre a TMF Group, visite http://www.tmf-group-global.com/pt-bloomberg