O mês de junho foi escolhido para o retorno dos encontros presenciais organizados pelo InovAtiva, política pública de apoio ao ecossistema de empreendedorismo inovador no Brasil. No sábado, 11 de junho, o hub promoveu o InovAtiva Day reunindo especialistas que compartilharam suas experiências e aprendizados sobre empreendedorismo e negócios inovadores com empreendedores em todas as regiões do país.
Os eventos aconteceram nas cidades de Aracaju (SE), Brasília (DF), Campinas (SP), Campo Grande (MS), Fortaleza (CE), Londrina (PR), Maceió (AL), Manaus (AM), Niterói (RJ), Palmas (TO), Pelotas (RS), Porto Velho (RO), São Luís (MA), Teresina (PI) e Vitória (ES), com mais de 1200 inscritos para participar da programação.
“Retomando os eventos presenciais do hub, o InovAtiva Day proporcionou oportunidades de conexão entre diferentes atores em mais de dez cidades do país, simultaneamente. Sabemos da importância da interação entre os atores do ecossistema para o estabelecimento de relacionamentos profissionais duradouros. Por isso, continuaremos viabilizando ações e acontecimentos que buscam fortalecer os ecossistemas locais de inovação”, afirma Bruno Portela, Secretário de Inovação e Micro e Pequena Empresa do Ministério da Economia (SIMPE/ME)”.
Durante a manhã do evento, exclusiva para os participantes do ciclo 2022.1 do InovAtiva Brasil e do InovAtiva de Impacto Socioambiental, programas de aceleração de startups do hub, os mentores falaram sobre as etapas para apresentação de um bom pitch, como estruturá-lo e ainda deram dicas sobre linguagem corporal para quem está prestes a apresentar sua ideia a uma banca de investidores.
Depois disso, na parte da tarde, o evento contou com diferentes palestras, abertas ao público, sobre temáticas comuns na jornada empreendedora, como a validação do modelo de negócios, estruturação de mercado e público-alvo. “O mais interessante foram as dúvidas dos convidados sobre seus próprios desafios, aproveitando a oportunidade para transformar os painéis em mentorias coletivas”, conta Felipe Araújo, Analista de Empreendedorismo e Inovação pela Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI), e representante do hub em Teresina (PI).
Conteúdos atuais e networking
O evento de Londrina (PR) agregou participantes que viajaram até 400 km para ter contato com o conteúdo oferecido e a oportunidade de networking com outros empreendedores de suas comunidades regionais. Em Campo Grande (MS), o público se engajou, especialmente, no painel de Zadrik Mendonça, diretor executivo da Óleoponto. Nele, o empresário respondeu perguntas sobre seu modelo de negócio, premiações recebidas, validação do produto no mercado e captação de investimentos.
Alessandro Saade, fundador da Iniciativa Empreendedores Compulsivos, foi um dos palestrantes em Campinas (SP). Na sua fala, o profissional explicou sobre a mudança constante nas regras do jogo empreendedor. Como exemplo, usou a evolução das formas de pagamento, do dinheiro impresso até o PIX de hoje. “O PIX está reestruturando os negócios. É um modelo disruptivo, por não ter cobrança de taxas. No mercado, as taxas cobradas por débito hoje estão iguais às do crédito, então os lojistas precisam se adequar”, afirma o empreendedor.
“Promover o evento em tantas cidades, com diferentes realidades e maturidades, é um marco para o Hub Inovativa. Por meio do InovAtiva Day conseguimos democratizar a inovação e levá-la a locais onde muitas vezes esse tipo de evento não chega”, afirma Natália Bertussi, analista de Inovação do Sebrae.