Há mais de 10 anos, o Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo ( IBEVAR) e a FIA – Fundação Instituto de Administração se unem para responder a seguinte pergunta: Quais são as empresas varejistas mais admiradas do Brasil? Dessa forma, e com objetivo de reconhecer as companhias que mais se destacam no imaginário popular, o Ranking IBEVAR-FIA divulgou nesta quinta-feira (16), as empresas mais admiradas do varejo nacional pelos consumidores e pelos colaboradores.
Para Claudio Felisoni de Angelo, presidente do IBEVAR, mais importante que avaliar o faturamento, eficiência e crescimento das organizações, é entender como elas são vistas por seus clientes e funcionários. “Em épocas de crise, as palavras inovação, adaptação e reinvenção estão presentes diariamente na linguagem empresarial. Principalmente, considerando que a concorrência no varejo está cada vez mais acirrada, o que possibilita ao público escolher entre diversas marcas em diferentes segmentos. Dessa maneira, o Ranking IBEVAR-FIA tem como objetivo mostrar quais são as empresas que cativaram o consumidor ao longo do ano de maneira a colaborar com o desenvolvimento do setor”, comenta Felisoni.
Confira a lista completa das varejistas mais admiradas do Brasil em seus segmentos:
O Ranking IBEVAR-FIA trouxe a categoria das empresas mais admiradas pelos colaboradores como forma de medir sua satisfação nas empresas em que trabalham. De acordo com a metodologia do IBEVAR, toda a opinião dos colaboradores é considerada, seja elas negativas, neutras ou positivas. Abaixo, seguem as companhias premiadas:
1º lugar – Magazine Luiza
2º lugar – Lojas Zema
3º lugar – Móveis Gazin
Novas dimensões
Ainda neste ano, a edição contou com mais algumas novidades. Com a elaboração de mais quatro dimensões, que avaliam inovação, a presença das mulheres em altos cargos de liderança, os CEOs do Varejo mais presentes na mídia e as companhias com melhor reação/atendimento durante a pandemia, o Ranking IBEVAR-FIA se reconhece o esforço, empenho, criatividade e adaptabilidade das empresas frente à um mercado cada vez mais acirrado.
Abaixo, estão listadas as diferentes organizações que levaram os títulos em suas determinadas categorias:
Empresas com maior participação das mulheres em altos cargos de liderança, como, gerência, direção e conselho
1º lugar – Renner
2º lugar – Hering
3º lugar – Marisa
Empresas com melhor reação e atendimento durante a pandemia, na perspectiva do consumidor
1º lugar – Leroy Merlin
2º lugar – Mc Donald´s
3º lugar – Magazine Luíza
Inovação no Varejo (Categorias Vencedoras)
Sustentabilidade – Carrefour (Prêmio Destaque)
Inteligência de Dados – Leroy Merlin
Diversidade e Inclusão – Lojas Americanas
Varejo B2B – Pet2Pet
Varejo B2C – Grupo Soma
Personalização – Porto Belo
CEOs do Varejo mais presentes na mídia: Economia e Mercado
1º lugar – Frederico Trajano Inácio Rodrigues
2º lugar – Flávio Gurgel Rocha
3º lugar – Alexandre Tadeu da Costa
Metodologia
A pesquisa tem como base mais de um milhão de mensagens postadas nas redes sociais (textos e vídeos), somado ao banco de dados do IBEVAR, que possui mais de oito milhões de unidades de informação, compiladas todos os anos. Uma vez capturadas, essas mensagens (processo de amostragem aleatória) são decodificadas e recodificadas com códigos matemáticos específicos. Os elementos passam por um processo de mineração de dados (Data Mining) e os resultados são analisados semanticamente (Natural Language Processing).