Com a aquisição da Freios Controil pelo Grupo Randon foi necessária a integração de redes e e-mails. Para isso, o Grupo contou com o apoio da consultoria em TI da Processor. Foram migradas 230 caixas de e-mail, 200 usuários e 170 computadores, o que permitiu à Controil utilizar os serviços compartilhados por todas as empresas do Grupo. Por lidar com a experiência dos usuários, a operação foi considerada de complexidade média e ocorreu de forma tranquila. “Buscamos a Processor mais uma vez por ser um parceiro diferenciado, o que nos deu tranquilidade para executar todo projeto sem sobressaltos”, comenta o coordenador de TI da Randon, Mateus de Abreu.
A migração começou com a criação do ambiente de coexistência e evoluiu para a incorporação à rede da matriz das contas do Exchange e do AD da Controil. “Isso fez com que ganhássemos sinergia. A Randon tem uma TI única e corporativa e, nada mais justo do que essa nova operação se aproveitar disso”, conta o coordenador de TI da Randon. A segurança guiou todo o processo. Não houve qualquer indisponibilidade de e-mails ou serviços às empresas.
Durante a implementação, a Controil pode acessar tanto o ambiente antigo quanto o novo simultaneamente devido a técnica utilizada, side-by-side. Assim, foi possível migrar cada usuário no momento apropriado. “Esta integração teve a relação de confiança entre as florestas de AD para os usuários, das duas florestas distintas conhecerem e confiarem uns nos outros”, informa o consultor técnico da Processor, Filipe Santos. O estabelecimento de confiança dos ambientes também foi utilizado na migração das contas de e-mail, transferidas do Exchange 2003 da Controil para o Exchange 2007 da Randon.
Ao final do processo, todos os servidores rodando no ambiente antigo serão integrados ao ambiente da Randon, resultando na extinção do AD Controil, já totalmente absorvido. Além disso, a Processor testou e documentou os procedimentos de migração de cada caixa de e-mail. A unificação possibilitou o compartilhamento de agendas e comunicação das equipes das duas empresas, gerando menos sobrecarga administrativa. “É possível, ainda, ter uma melhor gestão dos recursos da Controil, eliminando a execução de processos repetidos, como ocorria anteriormente”, afirma Santos.