Em sua 11ª edição, sob o tema “Sim, nós podemos ter a Web que queremos”, a Web.br 2019 promoverá uma análise da ética em contextos da segurança, privacidade, inteligência artificial, acessibilidade, dados abertos, entre outros temas que envolvem a Web. Realizada nos dias 30 e 31 de outubro, em São Paulo, pelo Centro de Estudos sobre Tecnologias Web (Ceweb.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), com apoio do Escritório Brasileiro do World Wide Web Consortium (W3C Brasil), a conferência também celebrará os 30 anos da Web, reunindo desenvolvedores, designers, pesquisadores, gestores na área de tecnologia, estudantes e entusiastas da Web em torno desse debate.
A programação inclui um painel sobre os 30 anos da Web em que Iberê Thenório e Mariana Fulfaro (youtubers do canal Manual do Mundo), Lola Aronovich (professora da UFC e autora do blog Escreva Lola Escreva), Léo Viturinno (YouTuber Surdo e professor de Libras da UFRB), entre outros palestrantes convidados, discutirão a evolução da Web, seu impacto social e ético como ferramenta de negócios e de publicação de conteúdo.
“Nesses 30 anos, a Web não parou de se renovar. Novas tecnologias e desafios surgiram ao longo desse período, e por isso é essencial reunir a comunidade para dialogar sobre como preservá-la e dar continuidade a seu desenvolvimento de forma ética e inclusiva”, destaca Vagner Diniz, gerente do Ceweb.br/NIC.br e do W3C Brasil.
Na palestra “Design, Ética e IA: e nós com isso?”, Diogo Cortiz (pesquisador do Ceweb.br/NIC.br e professor da PUC-SP) e Jonice Oliveira (coordenadora de programa de pós-graduação da UFRJ) apresentarão técnicas de design para construção de sistemas de inteligência artificial com ética e transparência.
Boas práticas envolvendo software analytics e como essa técnica se encaixa dentro de um processo de desenvolvimento, em especial de aplicações web, será o tema da apresentação de Eduardo Guerra (pesquisador do INPE). Também no evento, Andrzej Mazur (fundador da Enclave Games) analisará o passado, presente e o futuro do desenvolvimento de jogos em HTML5, explorando as tendências atuais no desenvolvimento de jogos para a Web.
Workshops
A Web.br 2019 terá um dia dedicado à realização de atividades práticas. Na área de segurança, Daniel Carlier e Silvia Pimpão (equipe de segurança da Globo.com) desafiarão os participantes do evento a corrigir aplicações web propositalmente vulneráveis, enquanto Nathalia Sautchuk (da assessoria técnica ao CGI.br) explicará como incorporar a criptografia no dia a dia de forma a garantir uma navegação mais segura.
Ainda na grade de workshops, Natalí Garcia (service design lead no Torq Inovação) abordará a aplicação da metodologia de design thinking em tempos de inteligência artificial, e Jefferson Oliveira (pesquisador do Ceweb.br/NIC.br e professor da PUC-SP) apresentará um tutorial sobre como desenvolver chatbots usando python e processamento de linguagem natural.
Carlos Rafael Neves (professor na ESPM), Maria Rita Casagrande (Full Stack Developer e Líder de Conteúdo na Mesa Company), Dhanielly Rodrigues (cofundadora dos Super Easy Lean), Cid Torquato (Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência na Prefeitura Municipal de São Paulo) e Ronaldo Tenório (CEO da Hand Talk) também são nomes já confirmados para o evento. Confira a programação completa e adquira seu ingresso: conferenciaweb.w3c.br/.
Pela primeira vez, será possível participar de um ou dos dois dias do evento, com valores específicos para cada data, e os interessados também poderão adquirir ingresso para acompanhar a transmissão on-line, pelo canal do NIC.br no YouTube.
Conferência Web.br 2019 – “Nós podemos ter a Web que queremos!”
Datas: 30 e 31 de outubro (quarta e quinta-feira)
Horário: a partir das 9h
Local: Centro de Convenções Rebouças.
Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 23 – São Paulo – SP
Ingressos: conferenciaweb.w3c.br/. Vagas limitadas.