Quase um terço dos profissionais de RH ainda não utilizam tecnologia para gestão de pessoas

Compartilhar

A tecnologia desempenha um papel relevante na área de RH das empresas. Isto é o que evidenciou a 5ªedição do estudo HR Innovation, elaborado pela Ahgora by TOTVS que mapeia cenários, desafios e tendências do RH no Brasil. Segundo o levantamento, que acaba de ser lançado, aproximadamente 30% dos profissionais de RH ainda não utilizam softwares na gestão de pessoas.

Segundo o levantamento, as principais áreas de RH nas quais são utilizadas tecnologias atualmente são: registro e gestão de ponto (60%), folha de pagamento (51%), gestão de férias (45%) e atração e seleção (40%). Já quando questionados sobre o valor estratégico do RH, o número de profissionais que afirmaram que sua área é vista como estratégica na sua empresa saltou de 26% para 33% desde a última edição.

Os dados evidenciam que a digitalização da área de gestão de pessoas deixou de ser uma novidade para se tornar uma prática essencial. As empresas brasileiras reconhecem o valor da tecnologia, mas ainda há um enorme potencial a ser explorado nas mais variadas subáreas do RH.

ESG

A 5ª edição do estudo HR Innovation apresentou como novidade uma seção voltada para à pauta ESG na área de gestão de pessoas. De acordo com o levantamento, 48,7% dos respondentes afirmaram que as ações de ESG são uma prioridade em suas organizações em 2025, enquanto 22,5% deles afirmaram que não e 26,1% deles disseram não saber responder.

Levando-se em conta a conexão e relevância do pilar de Social para a área de RH, o estudo analisou as iniciativas das organizações voltadas para a temática de diversidade e inclusão. De acordo com a pesquisa, 48% dos entrevistados afirmaram que atualmente suas empresas possuem iniciativas estruturadas de diversidade, equidade e inclusão, enquanto 39,6% afirmaram que suas empresas não possuem essas iniciativas, e 9,9% não souberam responder. Entre os principais grupos priorizados pelo RH nessas ações estão mulheres, pessoas com deficiência, público LGBTQIAP+ e pessoas pretas ou indígenas.

Perfil dos entrevistados

Responderam ao questionário online da 5ª edição do HR Innovation 717 profissionais atuantes em Recursos Humanos. A maioria dos respondentes atuam na liderança (53,5%), em cargos como coordenadores, supervisores, gerentes, diretores, proprietários e C-levels. Entre os respondentes 34,45% são clientes da TOTVS, enquanto 61,09% não são clientes. A adesão foi espontânea e aleatória. A coleta de dados foi realizada no período de 18/12/2024 a 27/01/2025. A margem de erro foi de 3,7 p.p. para mais ou para menos.