Quase 63% dos paulistanos entre 18 e 35 anos buscam vagas de emprego por aplicativo; 40% ainda optam por procurar na rua

Compartilhar

A população das grandes cidades, principalmente a mais jovem, está conectada 24 horas, realizando diversas atividades pelo celular. Segundo pesquisa da plataforma Emprego Ligado, 62,5% dos paulistanos entre 18 e 35 anos afirmam preferir sites ou aplicativos na hora de buscar emprego, enquanto 37,5, quase 40%, ainda optam por procurar na rua, indo diretamente na empresa. O levantamento online feito nas últimas duas semanas foi realizado com 700 pessoas cadastradas na plataforma.

A pesquisa mostra também que 96% dos respondentes têm Whatsapp instalado no celular, seguido pelo Youtube (88%), Facebook (85,3%), Email (83%) e Google Maps (79,7%). E o mais usado é o Whatsapp (91,1%), na frente de Facebook (63,7%), Email (46,3%) e Youtube (26%).

Segundo o levantamento, 50,8% dos respondentes ficam sabendo sobre novos aplicativos, procurando na PlayStore; enquanto 38% são informados no Facebook. E dos pesquisados, 58,4% procuram informações sobre o uso e a funcionalidade do app instalado diretamente na PlayStore; já 27,3% buscam no Google.

Para determinar a qualidade e confiabilidade do aplicativo, os participantes da pesquisa checam comentários e notas na PlayStore (44,8%), contam com indicação do amigo (11,7%) ou acessam o Google para saber das informações (18,4%). Para 50,2% das pessoas, o app só seria compartilhado se fosse útil, sendo o Whatsapp o meio mais usado no compartilhamento do aplicativo (53,1%).

A pesquisa aponta ainda que a promessa não cumprida é a principal causa de desinstalação de um aplicativo (52,9%). A Emprego Ligado também perguntou sobre em qual propaganda eles confiam mais confiam, sendo que 29,1% responderam confiar mais em propaganda veiculada em jornais e revistas, seguindo de comercial de TV (28,3%) e em sites (20,1%).

“Esse público representa 85% da força de trabalho brasileira e o uso de tecnologia traz maior produtividade e economia para eles e para as empresas, agilizando a contratação e diminuindo o turnover. Hoje, 2/3 da base cadastral da Emprego Ligado já usa o nosso aplicativo disponível na PlayStore para buscar vagas”, explicou Jacob Rosenbloom, CEO da Emprego Ligado. Os participantes da pesquisa fazem parte das classes C, D e E.