PUCRS e SOFTEX oferecem seis bolsas integrais para cursos da área de TI

PUCRS e SOFTEX oferecem seis bolsas integrais para cursos da área de TI

Bruno Todeschini/PUCRS
Campus da PUCRS, em Porto Alegre

Projeto Grace irá disponibilizar seis bolsas de estudo integrais para pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica

O mercado da Tecnologia da Informação (TI) é um dos mais emergentes no Brasil e no mundo. Apesar da pandemia de Covid-19, a área teve um crescimento recorde de 23% em 2021, indicando um cenário ainda mais aquecido para os próximos anos. Com o objetivo de ampliar a diversidade e promover a transformação social nesse setor, nasce o Projeto Grace, uma homenagem à Grace Hopper, um dos grandes nomes na história da programação. A iniciativa, promovida pela SOFTEX em parceria com a PUCRS, pretende oportunizar o ingresso de pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica em cursos de TI, por meio de seis bolsas de estudo integrais. 

Os/as selecionados/as para usufruir das bolsas de estudo poderão escolher entre os cursos de graduação em Ciência da Computação, Ciência de Dados e Inteligência Artificial, Engenharia de Computação, Engenharia de Software e Sistemas de Informação. Todos são cursos da Escola Politécnica da PUCRS e compõem um ecossistema de inovação referência em tecnologia.   

As inscrições para o processo de pré-seleção podem ser feitas de 16 a 30 de janeiro, enviando os documentos descritos no edital para o e-mail grace@pucrs.br 

Uma carreira com grande potencial 

Conectada às tendências e necessidades da sociedade, a área de TI tem potencial para rápida inserção no mercado de trabalho. Durante a graduação, o/a estudante irá se preparar para atuar em posições de destaque nos mais variados ramos deste setor, desvendando dados e desenvolvendo novas tecnologias de maneira ética e responsável. 

Por meio da integração entre ensino, pesquisa e extensão, os egressos da área de TI tornam-se capazes de realizar atividades complexas e inovadoras, estando aptos a atender aos desafios de um mundo em transformação. Confira quem pode participar! 

Para concorrer às bolsas, é necessário:  

  • Possuir renda familiar de até 3 salários-mínimos mensais brutos.  
  • Ter cursado o ensino médio na sua totalidade em escola pública ou em escola privada com bolsa integral da instituição; ou ter cursado o ensino médio parcialmente em escola pública e parcialmente em escola privada com bolsa integral da instituição.  
  • Possuir todas as documentações exigíveis neste edital e disponibilidade para realizar entrevista.  
  • Inscrever-se e ser aprovado/a no concurso vestibular para quaisquer cursos presenciais de TI da Escola Politécnica da PUCRS, no segundo semestre de 2023. 

Cronograma da seleção do Projeto Grace: 

16 a 30/01 – Período de inscrição e envio da documentação 

1º a 06/02 – Seleção dos/as candidatos/as pela Comissão Organizadora 

06 a 16/02 – Período de entrevistas  

17/02 – Divulgação dos/as candidatos/as pré-selecionados/as  

22/02 a 06/06 – Participação do programa de formação pré-vestibular 

11/06 – Realização da prova do Vestibular PUCRS 

15 a 20/06 – Definição dos/as selecionados/as no Vestibular  

20/06 – Divulgação dos/as selecionados/as aprovados/as 

Conheça a SOFTEX 

Como uma Organização Social Civil de Interesse Público (OSCIP), a SOFTEX atua em prol da transformação digital brasileira, promovendo e executando iniciativas no âmbito nacional e internacional nas áreas de tecnologia e inovação. 

Entre as ações de impacto promovidas pela organização, o Projeto Grace irá proporcionar o ingresso de pessoas em situação de vulnerabilidade social em uma das áreas mais emergentes no Brasil e no mundo. 

Por que Grace? 

Grace Hopper é um dos grandes nomes na história das linguagens de programação. Conhecida por “pensar fora da caixa”, a norte-americana trouxe grandes contribuições para o desenvolvimento da computação e foi pioneira nesta área. Graduou-se em Matemática e Física e foi uma das primeiras mulheres a conquistar o Doutorado em Matemática na Universidade de Yale, atuando como professora, além de ter sido almirante e analista de sistemas da Marinha dos Estados Unidos nas décadas de 1940 e 1950. 

Entre os inúmeros prêmios recebidos por Grace estão mais de 40 doutorados Honoris Causa, a medalha de Serviço Distinto da Defesa e a Medalha Nacional de Tecnologia. Tendo em vista sua grande relevância para o setor, desde 1994 é realizado o congresso Grace Hopper Celebration of Women in Computing, que celebra anualmente os feitos das mulheres na área da computação.  

SERVIÇO PROJETO GRACE

O quê: Bolsas de estudo integrais para ingresso em cursos de TI destinadas a pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica  

Inscrições: de 16 a 30 de janeiro, pelo site www.pucrs.br/projetograce 

Cursos: Ciência da Computação, Ciência de Dados e Inteligência Artificial, Engenharia de Computação, Engenharia de Software e Sistemas de Informação, da Escola Politécnica da PUCRS. 

Comments are closed