Projeto oferece capacitação gratuita para formar profissionais de TI e participantes concorrem a vagas de trabalho

Compartilhar

O setor de tecnologia da informação (TI) enfrenta déficit de profissionais. No Brasil, essa carência deve ser de mais de 400 mil trabalhadores até 2022. O país forma anualmente cerca de 45 mil especialistas em tecnologia, contra 70 mil novas vagas abertas por ano, de acordo com a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom). Ainda segundo a Associação, nos três primeiros meses de 2021, foram contratados 41 mil profissionais de TI no país, um número surpreendente quando se considera que, em todo o ano de 2020, foram 47 mil.

Uma das alternativas encontradas pelas organizações para amenizar a falta de mão de obra é oferecer cursos e treinamentos internos como estratégia para formar pessoas. Essa tendência reflete a expectativa de que o déficit deve crescer ainda mais nos próximos anos.

Foi pensando em contribuir com a formação de profissionais de TI e capacitar quem deseja ingressar nesse mercado, que o Grupo FCamara, consultoria de soluções tecnológicas e transformação digital, lançou o “Migração de Carreira”. O projeto vai preparar pessoas que desejam mudar de área e atuar como Quality Assurance ou analista de Teste. Além da preparação técnica, os participantes poderão concorrer a vagas de trabalho no Grupo FCamara.

A iniciativa é realizada em parceria com Conie Menezes, Quality Assurance que atuou por sete anos como designer de interiores, até passar por uma transição de carreira para a área de Tecnologia. Nisso, viu a oportunidade de criar uma comunidade onde pudesse compartilhar e aprender mais sobre a área de testes. Foi então que criou a Girls Testing, comunidade com mais de 300 integrantes, desde júnior a sênior, e também, com mulheres que buscam transição de carreira, cria conteúdos junto a outras criadoras de conteúdos sobre QA, tecnologia, empoderamento, e motiva mais mulheres para a área da tecnologia. “Enxerguei a oportunidade de me realizar se arriscasse uma nova área. Com essa experiência, preparamos o Migração de Carreira, para possibilitar que outras pessoas, com o mesmo desejo que eu, estudem e se profissionalizem para esse mercado em ascensão”.

O projeto disponibiliza uma trilha de conteúdo totalmente gratuita. Após consumi-lo, o participante poderá se candidatar na página de carreiras do Grupo FCamara. A partir daí, poderá ser chamado para participar de processo seletivo na empresa.

Mesmo os participantes que acabem não sendo contratados têm o benefício de acessar conteúdo gratuito e de qualidade e de adquirir conhecimento técnico, permitindo que se habilitem para outras oportunidades no mercado.

“O objetivo é ajudar a suprir a falta de profissionais no mercado e investir na carreira dessas pessoas que se esforçam e querem mudar de profissão. Acredito que estamos fazendo a diferença tanto na vida das pessoas quanto na conjuntura do mercado, investindo em aprendizado e acreditando na capacidade de evolução de cada um”, afirma Fabio Camara, CEO do Grupo.

Para participar do projeto Migração de Carreira, os interessados podem se inscrever em: https://digital.fcamara.com.br/migracaodecarreira.