A PRIO, maior empresa independente de óleo e gás do país, anunciou na última segunda-feira (28) o lançamento da sua iniciativa de Corporate Venture Capital (CVC), o PRIO Ventures. Seu objetivo será investir em startups para aumentar sua eficiência operacional por meio de novas tecnologias que impactem seu negócio. O fundo contará com o valor de R$ 120 milhões, e foi anunciado no palco de um dos maiores eventos de tecnologia e inovação do mundo, o Web Summit Rio.
A tese de investimentos definida pela companhia tem como parâmetro oportunidades de potencializar sua operação com iniciativas inovadoras que possam ser aplicadas ao negócio atual da PRIO, com chances de escalabilidade.
“Entendemos que a PRIO está num momento propício para incentivar a criação de novas tecnologias, apoiando nossos parceiros nessa trajetória. O fomento à inovação sempre fez parte da nossa estratégia e agora damos um passo importante nessa jornada ao buscar startups que têm o potencial de transformar a indústria de óleo e gás”, destaca Bruno Menezes, Diretor de Novos Negócios da companhia.
O fundo brasileiro terá como investidor único a empresa carioca de óleo e gás que está completando dez anos em 2025, e será gerido pela Citrino Ventures, braço de Venture Capital da Citrino Gestão, especializada em gestão de recursos e patrimônio.
“No setor energético, poucas empresas podem liderar essa transformação multidisciplinar, e a PRIO é uma delas. Um CVC bem conduzido, com o empreendedor no centro e a corporação como catalisadora, é fundamental. Assim como a Citrino, a PRIO valoriza o espírito empreendedor e entende que o sucesso dessa iniciativa depende de manter nosso DNA inovador e apoiar quem busca transformar o mundo por meio de startups”, acrescenta Marcelo Cabral, Head de Investimentos Alternativos na Citrino Gestão.
Foco na utilização de tecnologias na indústria de óleo e gás
O fundo terá como foco investimentos para atuação na indústria de óleo e gás, principalmente nas frentes de desenvolvimento de produção, operações e subsea, além de focar nos pilares de sustentabilidade e transformação digital. Iniciativas voltadas para garantia de escoamento, recuperação avançada, manutenção preditiva, otimização logística, eficiência energética, inteligência artificial, sistemas de monitoramento e manutenção de equipamentos são alguns exemplos de possibilidades de atuação.
Vitor Hugo Oscar, Especialista em CVC da PRIO e um dos responsáveis pelo projeto, destaca a importância do alinhamento com as startups investidas para construção de valor. “Queremos ser parceiros de longo prazo dos empreendedores, utilizando a estrutura e experiência da PRIO para impulsionar esses negócios, além de apoiá-los no dia a dia”, ressalta.
O anúncio do lançamento foi feito no dia 28, no palco do Corporate Innovation Summit (CIS) – evento que reúne líderes e inovadores na vanguarda das maiores empresas de tecnologia do mundo dos negócios. O CIS faz parte do Web Summit Rio, um dos maiores eventos de tecnologia e inovação do mundo que está acontecendo no Rio de Janeiro e que conta com o patrocínio da PRIO.
No dia seguinte, a empresa reuniu cerca de 200 convidados em um evento exclusivo que contou com a presença do prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, no seu rooftop, localizado na Praia de Botafogo, para apresentar mais detalhes do seu novo fundo e estreitar relacionamentos estratégicos para novas parcerias.
- PRIO anuncia fundo de R$ 120 milhões para investir em startups
- Thomson Reuters apresenta nova pesquisa sobre IA generativa para serviços profissionais
- PMEs geram 11,3 bilhões em vendas online por meio do marketplace
- Mondelez Brasil abre inscrições para seu novo programa de inovação: ColaLOG
- EPSA adquire FI Group