Por Diego Santos, Head de Inovação e Tecnologia, na Nextios
É essencial humanizar as relações de trabalho na área da tecnologia para manter os relacionamentos interpessoais saudáveis no ambiente organizacional, além de contribuir diretamente na produtividade e retenção de talentos. Afinal, um olhar que se dedica ao profissional em todos os aspectos, incluindo o contexto familiar e pessoal, impacta diretamente na redução do turnover nas empresas.
São muitos os benefícios que envolvem o equilíbrio entre a saúde mental e a saúde física dos colaboradores, principalmente em um setor na qual os talentos são disputados pelo mercado de trabalho.
Utilizar a tecnologia para todos os âmbitos da vida é fundamental, mas é preciso olhar, de fato, para as pessoas, Diante disso, as empresas se preocupam cada vez mais com o cuidado humanizado, não se limitando a oferecer apenas benefícios que possam ser mensurados pelo salário, mas pela qualidade de vida.
A tecnologia, por si, não gera transformação. Mas a capacidade de abstração e navegação das pessoas que fazem o uso dela como ferramenta no dia a dia é a verdadeira capacidade de transformação nas relações de trabalho e estreitamento dos vínculos profissionais e pessoais.
É comum acompanhar empresas olhando com atenção e cuidado aos recursos humanos, pois ao investir nas pessoas fomentam tecnologia indiretamente. No que tange aos processos, também é possível enxergar um mercado nadando contra a burocratização e buscando mais fluidez e agilidade para que as pessoas tenham uma vida melhor e, por consequência, sejam mais produtivas em todos os aspectos.
A evolução do homem e da tecnologia praticamente andam juntas. A medida que o homem segue evoluindo, cresce e desenvolve-se, o mesmo acontece com a inovação. Percebo o quanto é confortável, o quanto gera novos negócios e movimenta o mundo, ao mesmo tempo que tem ligação com todos os fatores da vida e nos permite criar desde o mais simples ao mais complexo vínculo.
Ao mesmo tempo que em pessoas evoluem com o uso de novos conhecimentos, extrapolam criando obstáculos e até aumentando a complexidade da interação social como observado aumento de ansiedade e dispersão com o imediatismo que ferramentas como Whatsapp e redes sociais passaram a intensificar na sociedade, tornando as relações mais líquidas mediadas por aparelhos no ambiente digital.
A escassez de mão de obra qualificada apta para atender desde demandas mais simples a mais robustas obriga as empresas a terem diferenciais para atrair os melhores talentos em tecnologia, pois trata-se de um mercado extremamente competitivo.
As empresas que se destacam no mercado com profissionais com alto desempenho, são aquelas que proporcionam desenvolvimento de carreiras, atualização, treinamento, autonomia e consequentemente o aprendizado.
Mais fantástico é que, ao buscar o conceito de “tecnologia” definido no dicionário, um mundo muito mais amplo de possibilidades se abre:
Houaiss, sobre o termo tecnologia:
“1. Tratado das artes em geral. 2. Conjunto dos processos especiais relativos a uma determinada arte ou indústria. 3. Linguagem peculiar a um ramo determinado do conhecimento, teórico ou prático. 4. Aplicação dos conhecimentos científicos à produção em geral: Nossa era é a da grande tecnologia. T. de montagem de superfície, Inform: método de fabricação de placas de circuito, no qual os componentes eletrônicos são soldados diretamente sobre a superfície da placa, e não inseridos em orifícios e soldados no local. T. social, Sociol: conjunto de artes e técnicas sociais aplicadas para fundamentar o trabalho social, a planificação e a engenharia, como formas de controle. De alta tecnologia, Eletrôn e Inform: tecnologicamente avançado: Vendemos computadores e vídeos de alta tecnologia. Sin: high-tech.”
Portanto, mais do que entender de processos, vender serviços e fomentar negócios, o mais relevante, importante e desafiador para as empresas de inovação é no dia a dia, na operação, dar às pessoas senso de pertencimento e contribuir para suas vidas não somente profissionais, mas na trajetória pessoal por meio do propósito e como o aprofundamento no conhecimento em ferramentas e modelos de gestão aplicados à tecnologia – com a devida aplicação prática – deixa as pessoas mais próximas de alcançarem seus sonhos e objetivos. Acredito que quando as empresas entenderem este passo, daremos sentido à vida e carreiras de maneira conectada e integrada.