A partir desta segunda-feira (16), o Mercado Pago, banco digital do Grupo Mercado Livre, passa a oferecer para os seus clientes pagamentos por Pix Automático. A empresa realizou uma pesquisa entre os dias 11 e 12 de junho, com 8.629 pessoas de todo o país, e identificou que 48% dos brasileiros enxergam a funcionalidade como complemento ao uso do cartão de crédito, dentro dos hábitos de pagamento de contas recorrentes. O levantamento também constatou que 69% dos brasileiros ainda não sabem como vai funcionar a ferramenta contra 39% que afirmam conhecer.
Ainda de acordo com a pesquisa, para 40% dos respondentes o Pix Automático torna os pagamentos mais ágeis e práticos e 33% entendem que a ferramenta ajudará a evitar atrasos. Ainda segundo os dados, 29% dos entrevistados afirmam que o Pix Automático não compromete o limite do cartão de crédito e 25% entendem que vão evitar juros e multas com a nova funcionalidade.
“O Pix Automático representa um novo marco na jornada de inovação do sistema financeiro brasileiro. É um avanço que não apenas automatiza pagamentos recorrentes, mas que agrega valor real ao oferecer acessibilidade e sofisticação a todos os cidadãos”, Felipe Soria, gerente sênior de Estratégia de Negócios Regulados do Mercado Pago.
Barreiras de adesão ao Pix Automático
Questionadas sobre qual a maior barreira para adesão ao Pix Automático, 40% das pessoas ouvidas apontaram golpes e fraudes como a principal razão, enquanto 34% não enxergam qualquer tipo de impedimento para adotar a ferramenta. Por outro lado, 27% dos entrevistados temem erros no valor da cobrança, enquanto 20% dos entrevistados apontam falta de controle sobre os gastos como barreira.
Ainda de acordo com os dados, 53% dos respondentes querem entender melhor o Pix Automático antes de aderir à ferramenta, seguido de 34% que pretendem não usar a funcionalidade. Apenas 13% dos entrevistados devem usar o Pix Automático já a partir do dia 16.
Como vai funcionar o Pix Automático no app do Mercado Pago
Diferente do débito automático tradicional, o Pix Automático permite que o próprio usuário autorize uma única vez os pagamentos recorrentes diretamente pelo aplicativo, de forma simples e segura e com isso, os pagamentos são feitos de forma automática, seguindo as regras definidas pelo usuário. Enquanto o débito automático exige que as empresas negociem individualmente com os bancos para viabilizar a cobrança, o Pix Automático elimina essa etapa, sendo necessário contratar apenas uma instituição para o serviço, reduzindo os custos de cobrança.
Segundo o Mercado Pago, a instituição está 100% pronta para o lançamento. “Realizamos todos os testes em ambientes de certificação, de acordo com as exigências do Banco Central. Isso nos permitiu identificar possíveis falhas e mapear oportunidades de melhoria antes da chegada ao público final”, explica Soria.
Um em cada quatro brasileiros deve usar o Pix Automático para pagar contas básicas
Outros dados da pesquisa apontam que, para 43% dos entrevistados, o Pix Automático será destinado para o pagamento de contas básicas, como luz, água e gás, enquanto serviços por assinatura e academia também estão entre os pagamentos recorrentes mais citados entre os brasileiros, com 19% e 10% respectivamente.
“O Pix Automático democratiza o acesso a serviços mais robustos, que antes estavam restritos a produtos financeiros tradicionais e menos acessíveis. O impacto se estende tanto para consumidores quanto para empreendedores. Para o lojista, a certeza do pagamento traz segurança e eficiência para o negócio. Já para o consumidor, o benefício está no controle, na praticidade e na possibilidade de acessar soluções mais completas, de forma simples”, conclui Soria.
- Novo Audi SQ6 Sportback e-tron chega no Brasil
- Solução que une cirurgia e quimioterapia é a campeã da Batalha das Startups da Health Meeting 2025
- Vivo Ventures investe US$ 2,5 milhões na 180 Seguros
- Geração Z e profissionais de alta renda lideram busca por salários em dólar e euro no Brasil, revela pesquisa da Deel
- Next Group e Bossa Invest realizam maior concurso de startups com premiação de mais de R$250 mil