Companhia investiu cerca de R$ 200 milhões no espaço que será dedicado à Pesquisa & Desenvolvimento de produtos para as unidades de cuidados com bebês, beleza, casa e higiene, femininos e orais
A P&G inaugurou oficialmente o seu Centro de Inovação para América Latina, o primeiro no Brasil. O espaço, localizado na cidade de Louveira, em São Paulo, é dedicado à Pesquisa & Desenvolvimento de produtos para toda a região, além de países em ascensão como Rússia. Para montar as instalações, viabilizar as operações, contratar mão de obra especializada, entre outros pontos, a companhia investiu mais de R$ 200 milhões.
“A inauguração do Centro de Inovação mostra o quanto a P&G continua acreditando em nosso país e o tamanho da importância que os consumidores brasileiros têm para a companhia globalmente. Nossa trajetória é marcada pelo pioneirismo e esse lançamento vai reforçar nossa capacidade de inovação,” afirma Juliana Azevedo, Presidente da P&G Brasil.
O Centro de Inovação é responsável por abrigar pesquisas para as unidades de cuidados com bebês, beleza, casa e higiene, femininos e orais com o objetivo de desenvolver produtos, embalagens e processos produtivos cada vez mais sustentáveis. Se dedicará também a pesquisas com consumidores, que vão desde focus groups a sessões de realidade virtual. O espaço também servirá para lançamento de produtos no mercado, suporte a negócios atuais e futuros, desenvolvimento de capacidades e inovação para gestão integral do cliente.
De acordo com a líder global de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da P&G Kathy Fish, que veio ao Brasil especialmente para a inauguração, o espaço é uma instalação que reforça a importância da tecnologia e inovação para a companhia. “Nesta instalação criaremos inovação para consumidores latino-americanos e de todo o mundo, inspirados pela criatividade, diversidade e expertise do talento latino-americano”, reforça a executiva.
Para isso, a P&G conta com um time de 150 cientistas, de mais de 10 nacionalidades. Eles serão responsáveis por ouvir, vivenciar e entender tudo sobre o consumidor latino-americano para que a P&G continue entregando soluções sob medida, realmente pensadas para as necessidades, hábitos e características das diferentes famílias que usam diariamente nossos produtos.
O Brasil é oitavo país a receber um Centro de Inovação da P&G, ao todo são 14 centros no mundo. Sua escolha foi feita pela P&G Global após análise de vantagens estratégicas para a companhia, que incluem, dentre outros pontos, ser o 3º maior mercado para as categorias que a P&G atua, talento técnico de alto padrão, potencial de crescimento e infraestrutura adequada.
“Para a tomada de decisão sobre onde construir o centro de inovação fizemos o que sempre fazemos – fomos ouvir nossos consumidores. E os brasileiros são tão diversos e exigentes que podemos replicar aprendizados daqui para os demais países. Para se ter uma ideia, o Brasil tem a maior frequência na escovação de dentes, uso de condicionador e desodorantes. Temos certeza que o Brasil é a escolha certa para impulsionar o nosso crescimento”, reforça Juan Fernando Posada, presidente da P&G para América Latina.
Já a escolha da cidade de Louveira se deu, principalmente, pela forte vantagem competitiva para a P&G. O local está localizado em uma região industrial em franca expansão, além de estar em uma posição geográfica privilegiada, que facilita o transporte e com ligação direta para algumas das mais importantes malhas rodoviárias.
Louveira também abriga uma das quatro fábricas da P&G no Brasil, além de um Centro de Distribuição, com isso se torna o único Campus da P&G, multi-categorias, isto é, que possui no mesmo local toda a cadeia de desenvolvimento de produtos, desde a sua criação até o momento que vai para o cliente. “Acreditamos que o fato de termos toda a cadeia consolidada agilizará e melhorará nosso processo de inovação, além de aumentar nossa competitividade e permitir estarmos ainda mais próximos dos nossos consumidores”, analisa Juliana.
Grande parte do investimento da P&G no Centro de Inovação foi com tecnologia de ponta e maquinário. Existem equipamentos, muitos deles desenvolvidos exclusivamente para a companhia, que simulam condições climáticas, águas de diferentes países e até mini linhas de produção. Tudo isso para testar a viabilidade de um novo produto e desenvolver protótipos, antes que sejam aprovados e desenvolvidos os processos de produção para esses novos produtos e embalagens.
“Todos nossos esforços são porque a inauguração do Centro de Inovação representa o que de melhor a P&G pode oferecer ao Brasil: criatividade, geração de emprego, investimentos, diversidade e inclusão, tecnologia de ponta, prosperidade e crescimento”, finaliza Juliana Azevedo.