Metade dos brasileiros enfrenta problemas de armazenamento nos smartphones. É isso que demonstrou a pesquisa “A Memória no Smartphone Brasileiro e a Jornada Digital do Consumidor”, realizada pelo Mobile Time e pela Opinion Box sob encomenda da DialMyApp.
Esse comportamento afeta pessoas de todas as classes sociais. A proporção é maior entre aqueles das classes D e E: 57%. Mas 48% dos brasileiros da classe C e 45% das classes A e B admitem que também precisaram desinstalar algum app nos últimos 12 meses para baixar outro. Não foi identificada variação significativa por idade.
O estudo mostra que telefone e WhatsApp são preferidos por 30% respectivamente dos brasileiros para resolver problemas com marcas. Somente 5% afirmam não acreditar que as soluções digitais podem resolver o problema, indicando que, por motivos culturais ou pela dificuldade de manter aplicativos em seus smartphones, preferem se comunicar por ligação ou por texto.
Outro dado apresentado é que 34% dos brasileiros removem primeiro os apps pouco utilizados, sendo que as categorias mais propensas à desinstalação são jogos (77%), jornais e revistas (57%), compras (39%), entretenimento e cultura (35%) e operadoras de telefonia (29%). Por outro lado, aplicativos de redes sociais, educação, saúde e finanças são menos suscetíveis a serem desinstalados.
Soluções como a DialMyApp, que apresenta um menu digital na tela do smartphone quando o consumidor liga para o call center da marca, têm sido bem recebidas. 73% dos brasileiros já passaram por essa experiência exclusiva, e entre aqueles que ainda não experimentaram, 75% gostariam de utilizar essa solução.
“Um dos achados fundamentais da pesquisa foi que a falta de memória não é um problema exclusivo dos smartphones de entrada, mas afeta dispositivos de todas as faixas de preço. Este é um verdadeiro paradigma que se quebra e destaca a importância de inovarmos.”, analisa Flávia Pollo Nassif, CEO e cofundadora da DialMyApp no Brasil. “Pensando nisso, a solução de menu digital da DialMyApp oferece atendimento rápido e resolutivo sem ocupar espaço no dispositivo. Estamos comprometidos em oferecer tecnologias que facilitem a vida do consumidor e otimizem a experiência digital de nossas marcas”.
O estudo ainda apurou o que seria mais interessante para os brasileiros em um novo smartphone. “Ter excelente performance, sem travar os apps” foi a alternativa escolhida por 53% dos entrevistados. “Não ter problema de falta de memória” foi a preferência de 28%, seguido de “ter a câmera mais moderna de todas”, com 19% das respostas.A pesquisa “A Memória no Smartphone Brasileiro e a Jornada Digital do Consumidor” foi realizada entre os dias 19 e 27 de março de 2024, com 1.176 entrevistados e margem de erro de 2,8 pontos percentuais. O grau de confiança é de 95%.
- Cisco anuncia nova diretora de vendas no Brasil
- Líder de aquisição de talentos está entre os cargos em alta para o próximo ano no setor de RH, segundo o PageGroup. Conheça a lista completa
- Pesquisa RADAR FEBRABAN Especial – Maioria dos brasileiros quer regulação forte das BETS
- Veja as 5 perguntas mais feitas para os jovens durante uma entrevista de emprego
- Mais empáticas e assertivas: especialista aponta vantagens competitivas da presença feminina no setor de tecnologia