O Gartner Inc., líder mundial em pesquisa e aconselhamento sobre tecnologia, afirma que a estrutura e a função dos Data Centers terão que ser alteradas, ou a agilidade dos negócios e a força competitiva empresarial será comprometida. Isto ocorre devido ao surgimento de um novo mundo digital a partir do duplo impacto do Nexus das Forças e da Internet das Coisas.
“Por mais de 40 anos, os Data Centers têm sido praticamente um protagonista do ecossistema de TI”, diz Rakesh Kumar, Vice-Presidente Executivo do Gartner. “Apesar das mudanças na tecnologia de energia e refrigeração, e também no projeto e construção destas estruturas, as funções e os requisitos básicos dos Data Centers têm, de modo geral, permanecido constantes. Eles são centrados em altos níveis de disponibilidade e redundância, processos bem documentados para gerir a mudança, estruturas tradicionais de fornecimento e estruturas organizacionais segmentadas. Essa abordagem, no entanto, já não é apropriada para o mundo digital.”
Diante dessa realidade, o Gartner destaca cinco razões pelas quais as organizações precisam desenvolver uma estratégia de Data Center mais adequada e moderna:
1. Faça o Data Center se comportar como uma fábrica e um laboratório;
2. Gerencie a pressão sobre o Data Center para torná-lo ágil e inovador;
3. Gerencie diferentes tipos de risco;
4. Torne o Data Center parte de uma topologia híbrida e ampla;
5. Abrace as novas tecnologias de uma maneira diferente.
Para conferir mais informações sobre a pesquisa do Gartner, acesse: http://www.gartner.com/newsroom/id/3029231.