O Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) concluiu o processo de identificação e seleção de seu novo diretor geral. Pedro Melo, sócio da KPMG no Brasil, assumirá a função em 2 de março, logo após a conclusão de suas atividades naquela firma.
Melo sucederá Heloisa Bedicks, que ocupou o cargo nos últimos 18 anos. O processo de sucessão, anunciado em outubro de 2019, foi conduzido pelo Conselho de Administração do IBGC – e seu Comitê de Pessoas – e pela consultoria Spencer Stuart. Pedro Melo tem longa trajetória em Auditoria, Consultoria e Gestão Empresarial. Entrou na profissão em 1981 e, desde 1985, desenvolveu sua carreira na KPMG, onde atuou como responsável técnico de auditoria até 2003, quando passou a ter responsabilidades em sua gestão. Entre 2008 e 2017 foi presidente da KPMG no Brasil, sendo que entre 2015 e 2017 acumulou esta função com a de presidente na América do Sul. Sua experiência em governança corporativa é ampla e contempla atuação em conselhos internacionais da KPMG e também em conselhos de diversas entidades de classe, entre elas o Ibracon, Amcham, Ibef e Sescon. Melo também fez parte do grupo que criou o ACI – Audit Committee Institute, em 1999, tendo sido o seu primeiro gestor, até 2002.
O IBGC passa por novos desafios e oportunidades, os quais tem sido objeto de avaliação no processo de estratégia liderado por seu conselho de administração. “Pedro Melo vem contribuir com a sua experiência para alinhar a execução dos processos organizacionais com os nossos objetivos estratégicos”, afirma Henrique Luz, presidente do Conselho de Administração do IBGC.
Aproveitamos para reiterar nossos agradecimentos à Heloisa Bedicks, que muito contribuiu para o crescimento do IBGC, hoje referência internacional em governança corporativa. Desejamos sucesso ao Pedro Melo em sua liderança executiva do IBGC.